Sabemos que muita gente tem medo de viajar sem falar inglês. Porém, não saber uma segunda língua não será motivo o suficiente para impedir que alguém não possa sair pelo mundo e conhecer novas culturas.
Mas, compreender um pouco de inglês ou dominar alguma língua estrangeira certamente vai facilitar a vida de quem quer viajar. Porém, a falta dessa habilidade definitivamente não vai significar que você não consiga viajar em um destino internacional.
Com o objetivo de lhe ajudar a perder esse medo e começar assim a carimbar o seu passaporte, trouxemos neste artigo algumas dicas que tem o objetivo de lhe ajudar a viajar pelo exterior, além dessas dicas, é fundamental que você faça um Curso de Inglês Online.
Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.
Vamos lá?
1. Comece a viajar por países familiares
Com o objetivo de ganhar experiência em viagens internacionais, comece sempre por destinos populares entre os brasileiros ou os países que guardam certas semelhanças culturais com o nosso país.
Em Buenos Aires, será fácil se comunicar mesmo sem saber uma palavra em espanhol; em Miami, a cidade é cheia de latinos por todos os lados; em Lisboa e outras cidades portuguesas, a língua não será uma grande barreira.
Assim, você ganhará confiança no exterior. O próximo passo é explorar diversos destinos mais exóticos e distantes, perdendo, assim aos poucos, o medo de viajar sem falar inglês.
2. Estude o seu destino
Você sempre deve ler tudo o que puder sobre o seu destino antes do embarque, pois assim você se sentirá mais confiante.
Assim, você irá diminuir as chances de ser pego de surpresa durante uma determinada viagem, e quanto mais você souber sobre determinado local, menos você vai precisar depender de outras pessoas. Assim, você terá mais autonomia na hora de viajar sem falar inglês ou a língua local do país que está visitando.
As pesquisas também são interessantes para que você possa montar um excelente completo, que vai cobrir todos os dias de viagem e todas as informações essenciais sobre os determinados lugares que você vai visitar.
3. Aprenda algumas palavras-chave do idioma local
A nossa próxima dica irá funcionar até mesmo para quem é fluente em inglês: busque aprender pelo menos o básico do idioma local, como, por exemplo: desejar um bom dia ou agradecer às pessoas.
A educação é fundamental em qualquer parte do mundo e podemos garantir que esse pequeno esforço com toda certeza vai despertar a simpatia dos moradores locais.
Crie um glossário com expressões que são fundamentais e carregá-lo sempre com você durante as viagens. Pense no que você precisaria para responder questões diárias e questões em casos de emergências.
4. Mantenha o seu roteiro por perto
Se você elaborar um bom roteiro altamente detalhado da sua viagem, procure sempre andar com ele por onde for. E assim, na hora de viajar, sempre use ele para falar em inglês, pois ficará mais fácil informar para um taxista o endereço do local onde você está hospedado ou até mesmo pedir alguma informação no meio da rua.
Jamais deixe de conferir se o seu hotel oferece algum mapa da cidade ou algum cartão de visita com os seus principais meios de contato.
5. Use e abuse da linguagem não verbal
Sempre quando for necessário, apele para as mímicas. Elas podem até parecer um pouco bobas e deixar você constrangido em um primeiro momento, porém a gente promete que no fim elas são altamente valiosas nas mais diversas situações.
Outro modo de comunicação que não é verbal, porém pode ser facilmente empregado em uma viagem é o desenho. Basta você tomar alguns cuidados e andar com papel e caneta na bolsa.
Ao passar dos dias da viagem, você perceberá que os gestos e mímicas são super comuns entre turistas, você vai perder a vergonha e até começará a se divertir com as mímicas. Elas tendem a lhe ajudar na viagem, esses momentos com certeza vão se tornar incríveis histórias para contar na volta ao Brasil.
6. Aposte nos aplicativos
A tecnologia será uma das melhores aliada para a vida do turista, principalmente para quem quer viajar sem falar inglês ou não conhece outros idiomas.
Por meio de aplicativos, você poderá estudar o básico do idioma local que é através do Duolingo, fazer traduções para manter conversas rápidas, através do Google Tradutor ou abrir mapas interativos para não ter que pedir ajuda
7. Muita atenção com à internet e bateria
A sétima e última dica é muito valiosa, você sempre deverá se atender com a sua internet e com a bateria durante a viagem. Como já falamos, viajar sem falar inglês é uma aventura que vai demandar um grande suporte online, portanto, é muito importante que você consiga sempre acessar informações na internet.
- Internet: antes de viajar, sempre confira qual é o melhor custo benefício: liberar seu pacote de dados para o exterior ou comprar um chip no país que você irá visitar. Essa escolha, geralmente, vai depender do seu tempo de viagem;
- Bateria: sair do hotel com a bateria cheia e o carregador em mãos às vezes não será o suficiente. Portanto, a nossa dica é: leve um carregador portátil;
- Downloads: você pode fazer o download de algumas informações, mapas, e até mesmo do acervo de idiomas no Google tradutor. Apesar de se precaver, depender da internet e do WiFi é sempre a melhor opção.
Além dessas dicas, é muito importante que você faça um Curso de Inglês, e aumente os seus níveis de conhecimento.
Depois de ler sobre vou viajar para fora do país e não entendo inglês, como irei me comunicar, você ficou com alguma dúvida?
Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.