Por Felipe Lima e Janize Colaço
O Brasil foi palco, há relativamente pouco tempo, das principais competições desportivas do planeta. Tanto a Copa do Mundo quanto os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro trouxeram a atenção do mundo ao País. Durante esses dois momentos, não foi incomum encontrar turistas, domésticos e internacionais, nas principais cidades brasileiras.
Em 2014, por exemplo, durante o campeonato mundial de futebol, mais de cinco milhões de brasileiros transitaram pelo território nacional, além de atrair um milhão de visitas estrangeiras. Em contrapartida, somente a Cidade Maravilhosa, dois anos depois, recebeu um total de 500 mil visitantes internacionais durante o período das Olimpíadas.
Isso demonstra um fato que pode não ser óbvio para todos: espectadores, praticantes experientes e aqueles em busca de aperfeiçoamento estão aos montes no mercado. E eles, por sua vez, querem que suas viagens envolvam tais atividades. Para assistir ou, quem sabe, participar das práticas esportivas. Cabe, porém, à indústria turística ser capaz de responder por essa demanda.
“A Fanato é pioneira ao trabalhar com turismo e esporte, criada há dez anos unicamente com esse foco”, revela Raphael Santana, CEO e um dos fundadores da operadora. “Desde o início, nós fomos muito bem aceitos. Havia um gap muito grande no mercado brasileiro e a nossa inspiração foi o modelo de empresas nos Estados Unidos e Europa, que dispõem tanto de um público melhor definido quanto de empresas que lhes dão o devido suporte.”
LEIA MAIS: + Parau Parau 2019: TGK quer investir em esporte da Polinésia Francesa + Gramado (RS) terá Encontro LGBT com shows e esporte, em junho
De acordo com o executivo, desde a fundação, a operadora trabalha tanto com empresas quanto com pessoas físicas. Além disso, como o esporte – e todas as suas modalidades – é amplo demais para ser restringido a roteiros engessados, todos os pacotes disponibilizados são adaptados de acordo com a preferência do viajante. “Não são só os ingressos para as competições. A depender do destino, disponibilidade de tempo e valor a ser investido, nós criamos toda uma temática em cima da viagem, tornando a experiência realmente imersiva”, revela Santana.
Dentro das quadras
Seja nas viagens individuais ou incentivadas, Santana não demora a responder qual esporte ainda domina o coração dos viajantes: o futebol. “Ainda está no topo por conta da tradição aqui, ver futebol europeu, tanto Champions League quantos os campeonatos locais, como os ingleses e franceses, por exemplo”, ressalta o profissional.
Santana ainda apontou um aumento de 30% na procura por viagens relacionadas a futebol europeu entre 2017 e 2018. Barcelona (Espanha), Paris (França) e Turim (Itália) são os principais destinos destacados por Santana para a modalidade. Sobretudo, por conta dos craques que vestem as camisas dos times – Lionel Messi, Neymar Jr. e Cristiano Ronaldo.
Essa paixão enraizada pelo brasileiro, a propósito, também pôde ser notada durante a Florida Cup. O evento ocorreu em janeiro e atraiu 40.126 pessoas, com o público advindo do Brasil representando 70% do total de espectadores. De acordo com Ricardo Villar, CEO da Florida Cup, a aceitação desse mercado foi uma grande conquista para a competição.
“O evento em uma crescente constante desde a primeira edição em 2015. Existem os torcedores fanáticos, mas esses são minorias. A programação é muito mais que apenas jogos de futebol. Hoje, atrai um público de diversos perfis e idades, atraídos pela música, corrida ou demais entretenimentos da ação”, explica.
LEIA MAIS: + 4 destinos da Flórida para curtir esportes ao ar livre + Socorro é um dos expositores da maior feira B2C de esportes e aventura
Mesmo com os brasileiros protagonizando o cenário, também são realizadas ações que visam estimular ainda mais a participação dos visitantes do País, segundo Villar. “A presença neste ano da Ivete Sangalo, por exemplo, é um grande indicativo disso. Nossa expectativa é aumentar ainda mais essa presença no evento, que ocorre sempre entre o segundo e terceiro fim de semana de janeiro”, finaliza.
O futebol americano também vem ganhando a atenção dos brasileiros, como destacado pelo CEO da Fanato. Ele afirma que a busca por viagens com foco no esporte dobrou nos últimos quatro anos. “Futebol americano tem crescido muito nos últimos anos, a gente pega essa evolução desde 2009, quando começamos, até agora. A popularidade do esporte cresceu demais, principalmente o Super Bowl, considerado um dos eventos esportivos mais procurados, junto com a UEFA Champions League”, aponta o executivo.
E, pelo jeito, a bola oval realmente tem captado a graça dos brasileiros amantes do esporte. Tanto que, segundo dados anunciados pela ESPN, que detém os direitos de transmissão da National Football League (NFL), o Brasil é o terceiro maior mercado da liga, com cerca de 19,8 milhões de fãs. Atrás somente dos Estados Unidos, que domina com mais de 117 milhões, e México, com 23,3 milhões.
Outro esporte que vem despertando a atenção do brasileiro é o basquete, com destaque para as competições da National Basketball Association (NBA). Esse interesse combinado com a paixão dos brasileiros por Orlando, na Florida (EUA), fez do estádio do time local um sucesso de vendas entre as operadoras por aqui.
LEIA MAIS: + China recebe Conferência Internacional de Turismo e Esportes ao Ar Livre + Challenge Aruba Endurance Festival 2017 traz o melhor do esporte para a ilha
Em 2017, mais de 115 mil turistas internacionais visitaram o Amway Center, casa do Orlando Magic. O Brasil foi o país que mais contribuiu para esse número, seguido pelo Reino Unido e Canadá, o que reforça a importância do trabalho de promoção que tem sido feito há cinco anos com operadoras brasileiras.
Segundo Haley Meier, diretora de vendas de turismo e para grupos do Orlando Magic, o crescimento de brasileiros na arena azul foi de 60% na comparação entre as temporadas 2016-2017 e 2017-2018. “Isso porque a experiência é muito mais do que apenas assistir ao jogo. É uma noite para entrar para a história, com atividades memoráveis”, ressaltou Jess Lott, executivo de contas da casa.
A partir de US$ 20 é possível comprar ingressos para alguns jogos do time e usufruir da estrutura que dispõe de nove bares e restaurantes na parte interna e outros dois bares na área externa. Mas o destaque vai para os pacotes VIP, oferecidos para grupos a partir de dez pessoas, que podem garantir assentos em localização privilegiada, acesso ao Fields Ultimate Lounge com alimentação e bebidas incluídas, participação no tradicional ‘high five’ que acontece quando os jogadores entram em quadra e até uma foto com as cheerleaders.
Amantes da velocidade
No entanto, não são só as quadras que guardam o coração dos apaixonados por esporte. Fórmula 1 e Nascar, por exemplo, mantêm-se consolidadas quando o assunto é velocidade e adrenalina. De acordo com a Fórmula 1, a temporada de 2018, que contou com 21 circuitos, recebeu 4.093.305 pessoas, representando um aumento de 2,7% frente ao ano de 2017.
Dentre esses 21 circuitos, seis destinos demonstraram que os fãs querem acompanhar de perto toda a emoção, e registraram aumento acima de dois dígitos no público. Azerbaijão foi o que mais cresceu (+29,1%), seguido por Áustria (+25,2%), Barein (+22,1%), Canadá (+21,4%); Japão (+19,1%) e Hungria (+10,1%).
LEIA MAIS: + Costa do Sauípe aposta no surfe e destaca potencial do esporte na região + Aruba recebe evento de esportes náuticos
Além disso, sete das 21 etapas contaram com mais de 200 mil pessoas ao longo do fins de semana da corrida. Foram eles: Inglaterra, com 340 mil; México, com 335 mil; Austrália, com 295 mil; Estados Unidos e Cingapura, cada um com 263 mil; Bélgica, com 250 mil; e Hungria, com 210 mil.
Pelas ruas
Mas não se trata somente de assistir e acompanhar eventos. As ruas deixam de cumprir o seu papel principal para dar espaço aos praticantes de caminhada e corrida. De acordo com João Traven, diretor da Spiridon Promoções e Eventos, que promove a Maratona do Rio, a organização da prova no Brasil está no mesmo nível das competições internacionais.
As três provas que ocorreram em junho de 2018 – Maratona de 42 quilômetros, Meia Maratona de 21 quilômetros e Family Run de 6 quilômetros – contaram com 33 mil inscritos. Destes, 61% veio de outras cidades e 20% de outros países, com as mulheres representando um pouco mais da metade deste público estrangeiro, respondendo por 53%.
“Grande parte [63%] veio com algum acompanhante, o que aumentou a estada nos hotéis, lotando vários deles. Realizamos um esforço específico de business inteligence em diferentes etapas do evento, isso nos ajuda a moldar essa importante prova que integra o calendário oficial do município”, completou o diretor.
LEIA MAIS: + Santa Clara Eco Resort o destino certo para quem busca conforto e esporte + Hard Rock Hotel terá área para esportes radicais
As redes sociais também foram importantes impulsionadores na promoção do evento, alcançando mais de 1,1 milhão de usuários nas plataformas com textos, comentários e fotos na semana da prova. Ao todo, foram mais de 86 mil curtidas, 173 mil interações com conteúdos postados e 144% a mais de postagens no Instagram em comparação a 2015.
“Medidas que ajudam a fomentar o comércio e o turismo esportivo precisam ser tomadas. As empresas podem aproveitar o período de inscrições para vender pacotes e incentivos, além de descontos nos produtos”, sugeriu Traven.
Oportunidades dentro do Brasil
Apesar disso, o segmento no Brasil, infelizmente, é pouco aproveitado. Contudo, ainda em relação aos viajantes e amantes de esportes, os agentes de viagens têm de ficar de olhos abertos. De acordo com dados da Fanato, em média, 65% dos clientes que viajam para um evento esportivo fazem uma nova viagem relacionada com o esporte dentro do período de um ano.
“De cinco anos para cá, sobretudo com o advento das redes sociais, tem se tornado mais comum esse tipo de viagem. Além disso, a cobertura televisiva mudou. Muitas modalidades esportivas deixaram de ser transmitidas apenas nos canais fechados e têm conquistado espaço na TV aberta, despertando a curiosidade de um público cada vez maior”, ressalta Santana.
Para além das viagens ao exterior, o Brasil tem muito a se beneficiar com o segmento. A exemplo disso, a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) destacou algumas das oportunidades para viajantes brasileiros e internacionais. A aventura, segundo a entidade, sempre possibilitou que o viajante arrisque um pé no esporte.
Nesses casos, aliás, os roteiros giram em torno de atividades físicas – muitas vezes em contato direto com a natureza –, que proporcionam lazer e diversão sem caráter competitivo. Dentre algumas das modalidades, que mesmo os amadores podem se arriscar, há as mais brandas. Entre elas: caminhada, cavalgada e cicloturismo. E também as que envolvem esportes radicais, como montanhismo, arvorismo, bungee jump, escalada, tirolesa, surfe, windsurfe, mergulho, canoagem, kitesurf, windsurf e voo livre.
Ao todo, mais de cinco milhões de turistas percorrem o Brasil em busca da prática de esporte ao ar livre, segundo o último relatório da Abeta, referente a 2017. Ainda segundo a entidade, há mais de duas mil empresas especializadas no segmento. Número que, inicialmente pode saltar os olhos, porém que ainda mostra estar longe da potência brasileira.
Afinal, o Brasil é o destino com o maior potencial para ecoturismo e turismo de aventura no mundo, segundo a classificação do Fórum Econômico Mundial. Ao todo, são seis biomas e três ecossistemas marinhos diferentes. Já a Organização Mundial do Turismo (OMT) pontua que, mesmo de maneira não tão intensa, o País recebe um milhão de viajantes, gerando um faturamento de US$ 70 milhões.
LEIA MAIS: + Assist Card começa a cobrir esportes radicais + Stella Barros incentiva o esporte com novos roteiros para maratonas
Contudo, o País também conta com calendário próprio de eventos esportivos que são responsáveis pela captação de visitantes. De acordo com a da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o automobilismo, por exemplo, é uma oportunidade que vai muito além da Fórmula 1. Nela estão incluídas modalidades como Fórmula 3, Stock Car, Arrancada, Kart, Rally e Fórmula Truck.
“O setor pode ser fomentado através da análise de dados, capaz de antever situações, indiciar potenciais problemas e sinalizar direções precisas”, recomenda Alexandre Sampaio, presidente CNC, no relatório “Cenários em debate: desafios da Aviação Civil e caminhos para o Turismo Esportivo”.
O documento ainda recomenda a observação de destinos sob o ponto de vista de eventos, clima, recursos culturais, entre outros fatores e serviços, fazendo comparações de preços. A avaliação traduzirá como o turista entende o destino – e o que pode, aliás, influenciar sua decisão de querer ou não visitá-lo, independentemente do evento desportivo.
Parques investem em esporte
Durante a Florida Cup, o Universal Orlando Resort, patrocinadora do evento, promoveu no complexo a primeira corrida Florida Cup 5K, no parque Universal Studios Florida. Os 527 participantes, como o jogador Kaká, puderam percorrer as principais áreas do parque sendo cumprimentados por diversos personagens pertencentes a Universal.
A Disney também aposta nas maratonas, com uma série de corridas que se repetem ano a ano. Algumas são temáticas – como a das princesas, que acontece de 20 a 23 de fevereiro de 2020, e a de Star Wars, marcada para 16 a 19 de abril do ano que vem. A mais famosa, entretanto, é a Walt Disney World Marathon Weekend, que acontecerá de 8 a 12 de janeiro de 2020, com corridas de cinco e dez quilômetros, meia maratona e maratona.
Segundo Leonardo Leite, gerente internacional de vendas do complexo para a área de esportes, o segmento tem forte adesão do Brasil que está no top 3 de emissores – especialmente para as maratonas. “Corrida é um esporte de superação. As maratonas Disney têm essa característica, mas são muito mais divertidas”, afirmou.
Ele destacou, ainda, a estrutura do ESPN Wide World of Sports, complexo esportivo do grupo Disney que oferece uma diversidade de quadras e realiza eventos esportivos e profissionais durante o ano, focado em diversas modalidades. “Em janeiro, acontece o Pro Ball da NFL, um torneio de preparação para a temporada, com entrada gratuita”, lembrou Leite.
A matéria foi originalmente publicada na edição 823 do Brasilturis Jornal.
Leia também:
– Club Latam premia parceiros com viagem para Israel; veja
– Experimento muda para sede da CVC Corp em Santo André (SP)
O post Viagem na Esportiva: conheça o mercado e as tendências do nicho apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.