Canudos de plásticos, cotonetes, pratos, talheres descartáveis, dentre outros produtos de utilização única, deixaram de ser comercializados na União Europeia. A lei que entrou em vigor no dia 21/05/2019, visa reduzir pelo menos 70% dos elementos poluentes nos oceanos.
A proposta foi apresentada pela Comissão Europeia e aprovada por 571 votos favoráveis, contra 53. A medida está sendo aplicada progressivamente e para a maioria dos itens proibidos, já existem alternativas mais ecológicas.
Já outros itens, que também integram a legislação, vão exigir um pouco mais da criatividade e da mudança de comportamento dos usuários, comerciantes e produtores. É o caso das bitucas de cigarro. Visto como o segundo maior poluente da lista de plásticos descartáveis, as bitucas não tem um substituto imediato e por enquanto, a solução está sendo um regime de responsabilidade que exige que os produtores recolham e tratem esses resíduos.
A natureza agradece.
– Clique aqui e faça sua reserva nos melhores hotéis da Europa.
Mergulhadores quebram recorde mundial e retiram 1 tonelada de lixo do oceano
Conheça 10 hotéis nacionais ecologicamente corretos e viaje de forma sustentável
O post União Europeia aprova lei ambiental para eliminar descartáveis até 2021 apareceu primeiro em Viajante HU | Dicas de Viagem, Roteiros Nacionais e Internacionais.