Desconectar-se do cotidiano, reconectar-se com a natureza. O que é considerada uma forte tendência em viagens hoje já é realidade no Txai Resort Itacaré há mais de uma década. Além de ter um ambiente propício para essa prática pela geolocalização – uma reserva natural de 98 hectares, com apenas 3% de área construída -, o empreendimento realiza um programa especial focado em saúde e bem-estar desde 2008.

Chegando à 12ª edição neste ano, o “Praticando o Bem-Viver” é um espaço para práticas relacionadas a conceitos de saúde e bem-estar. O programa é comandado por Márcia de Luca, especialista em yoga e meditação, que define um tema a cada ano para reforçar a proposta de “criar uma versão melhorada de cada participante”. Neste ano, as atividades estão alinhadas com a Ayurveda, medicina indiana que promove a longevidade em harmonia com as leis da natureza e tem registros históricos de mais de cinco mil anos.

Nininha Lacombe, Bruna Dib e Marcia De Luca

O pacote contempla quatro dias de atividades – de quinta a domingo – e promete ensinar os conceitos e dar ferramentas para enfrentar o estresse cotidiano durante o resto do ano. “Os indianos dizem que um pouco de estresse é bom para liberar adrenalina e cortisol. Nefasto é o estresse crônico que deve ser combatido com a ‘teoria dos opostos’, movimento que propõe momentos de periódicos de aquietamento para aqueles que vivem em um mundo de muita pressão e cobrança. Ou seja, todos nós”, defendeu Márcia.

A gastronomia ganha um capítulo especial durante o programa, com direito a menu elaborado de acordo com o tema de cada edição. Este é o segundo ano que Nininha Lacombe, nutricionista e chef, cria as receitas que compõem o cardápio dos participantes. “A ideia é oferecer uma base simples, que possa ser replicada em casa”, disse. O programa conta ainda com o suporte médico de Alessandra Rascovski, médica endocrinologista e estudiosa de Ayurveda.

Bruna Dib, diretora de vendas e marketing do Txai, lembrou que há apenas oito bangalôs e apartamentos disponíveis – dos 40 existentes – para o “Praticando o Bem-Viver”, que acontece entre 19 e 22 de setembro. “Além das vendas de última hora, queremos reforçar aos agentes de viagens que esse é um evento de calendário que sempre acontece no penúltimo fim de semana de setembro. Podem anotar na agenda, porque o ano que vem teremos uma nova edição, com certeza”, finalizou.

Força econômica

txai
Delícias produzidas com cacau orgânico do sul da Bahia na Amma Chocolate

Outra experiência encorajada por Bruna é a vivência relacionada ao cacau nas fazendas do entorno. “Muitos turistas não sabem, mas o Txai oferece visitas guiadas às propriedades que ficam a apenas 20 minutos da nossa sede”, explicou. Mais procurado pelos viajantes estrangeiros, o passeio transporta o turista para o universo do fruto que foi tão importante para o desenvolvimento econômico desses municípios no século 18.

Decadente após a praga vassoura-de-bruxa dizimar a produção do sul da Bahia no final da década de 1980, a região conhecida como Costa do Cacau se reergueu com a ajuda do turismo. As antigas plantações cederam espaço a produções orgânicas e sustentáveis, atendendo às demandas do consumidor moderno. Um dos exemplos é a Amma, marca de chocolates 100% orgânicos com reconhecimento internacional que tem seus frutos cultivados nessa região baiana.

Os pacotes são vendidos nas opções de duas a três noites de hospedagem, com pensão completa e traslado de/para o aeroporto de Ilhéus.

O post Txai Itacaré anuncia últimas vagas para programa focado em bem-estar apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.