Dirigentes de empreendimentos náuticos participaram, na última quarta-feira (27), de um seminário sobre Qualificação para o Segmento Náutico na Zona Turística da Baía de Todos-os-Santos. A ação, promovida pela Secretaria Estadual do Turismo, no Yacht Club, teve como objetivo definir prioridades para os cursos a serem realizados no âmbito do Prodetur Nacional Bahia.

O evento integra a metodologia proposta pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê diálogo permanente entre as equipes técnicas da Setur e a comunidade dos 18 municípios que serão beneficiados com os novos investimentos em infraestrutura e ações sociais do Porgraama Nacional de Desenvolvimento do Turismo.


LEIA MAIS:
+ Bahia Principe Hotels renova certificação sustentável Earthcheck Silver
+ Bahia promove destino e participa de 7º Workshop Masterop, em Maceió
+ Bahia terá novo resort de R$ 150 milhões da Vila Galé em 2021


Na abertura dos trabalhos, Jorge Ávila, superintendente de serviços turísticos da Setur, destacou a importância do diagnóstico participativo para identificação das prioridades. “É o melhor caminho para que tenhamos eficácia nas ações de qualificação e pós-qualificação. Precisamos dos trabalhadores bem preparados para as atuais e novas oportunidades do mercado”.

Durante a oficina para a Consolidação das Demandas por Qualificação Profissional, o especialista em planejamento Victor Mendes, da IMDS Pesquisa e Educação, apresentou os resultados de três levantamentos já realizados com o objetivo de mapear o perfil dos trabalhadores que atuam no segmento náutico.

As pesquisa mostram que eles estão dispostos a participar de cursos de qualificação em mecânica, navegação, normas de segurança, mergulho, manutenção naval em fibra de vidro e elétrica, dentre outros, que totalizam carga horária de 160 horas ou mais. No entanto, relatam que horário e local, por exemplo, podem impedi-los de participar da jornada de aperfeiçoamento profissional.

“Para alcançarmos a meta de qualificar 200 jovens e adultos para o turismo náutico é necessária mobilização, a fim de evitar evasão”, alertou Mendes.

Na sequência Herbet de Cunha França, capitão tenente representante da Capitania dos Portos, fez explanação sobre “Segurança da Navegação”. Além disso, estiveram presentes no seminário representantes dos municípios de Candeias, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Itaparica, Saubara, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Nazaré e Salvador.


LEIA TAMBÉM:
- Setur-ES promove destino durante 34ª Feira de Negócios Ugart/Braztoa
- Abear e Setur-SP fazem parceria para promover São Paulo
- Novas operações aéreas é pauta da Setur-BA durante ITB Berlim

O post Setur-BA promove seminário de Qualificação para Segmento Náutico apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.