Sobremesas que nunca falham: cupcakes

Quando você vai receber alguém em casa ou é convidado para ir visitar alguém e ficou responsável por levar alguma sobremesa, vem aquela dúvida: “o que fazer?”. Afinal, não é nada fácil conseguir agradar todos os gostos e fazer algo que tenha rendimento suficiente para compartilhar com todas as pessoas presentes.

Por isso, para não errar as vezes o melhor é apostar no clássico – o que pode ir do mais simples (como um pote de sorvete de chocolate) ao mais trabalhoso (como um cheesecake ou uma torta de morango).

Nossa dica é seguir o conselho do famoso ditado “não troque o certo pelo duvidoso”, até porque errar na sobremesa pode acabar com o clima do momento quando as pessoas começarem a deixar no prato ao invés de degustá-las até o final. Se você não gosta de ter aventuras na cozinha e nem tem tempo para testar novas receitas, opte pelo prático e compre sobremesas prontas.

Já para o caso das pessoas que não perdem a oportunidade de testar novas receitas e impressionar a todos – até a você mesmo -, reunimos aqui as melhores receitas que nunca falham.

Brownies

Os brownies estão entre as sobremesas que nunca saem de moda e você ainda pode incrementar essa delícia com acompanhamentos de sua preferência para caprichar ainda mais na sobremesa.

Para fazer brownies tradicionais você vai precisar de: 150g de chocolate meio amargo, 50g de manteiga em cubos, meia xícara (chá) de açúcar mascavo, 5 colheres (sopa) de açúcar, 2 ovos, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, meia xícara (chá) de farinha de trigo e, se quiser, 1 xícara (chá) de nozes picadas.

Se estiver achando que vai ser uma receita complicada pelos ingredientes, fique tranquilo!

Para o preparo, você vai precisar de uma panela e então colocar o chocolate com a manteiga e levar ao fogo em banho-maria. Só pare de mexer quando tiver um creme bem homogêneo.

Depois, misture o açúcar mascavo e o açúcar nesse creme até que estejam bem dissolvidos.

Em um recipiente separado, bata os ovos com a essência de baunilha e então adicione essa nova mistura ao creme de chocolate!

Logo em seguida, misture também a farinha de trigo, o bicarbonato e despeje as nozes.

Por fim, prepare uma fôrma retangular untando-a com manteiga e farinha de trigo para poder colocar a massa e já deixe o forno pré aquecendo. Quando já estiver tudo na forma, leve ao forno médio (180°) e espere cerca de 20 minutos!

O ponto do brownie é diferente do que estamos mais acostumados ao fazer bolos, porque o ideal é retirar a fôrma do forno quando o centro ainda estiver um pouco úmido. Assim, o resultado final é uma massa bem macia mesmo depois de frio.

Quando identificar que a massa já está assim, tire do forno e espere esfriar um pouco para servir! Recomendamos que seja servido ainda quente.

Trufa de travessa

A trufa de travessa é algo que já está comum, mas ainda assim surpreende! É uma sobremesa irresistível e que certamente agrada a maioria das pessoas.

Para fazer esse doce maravilhoso você vai precisar de 2 latas ou caixinhas de leite condensado (395g), 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga, 2 latas ou caixinhas de creme de leite sem soro (200g), 400g de chocolate meio amargo e 2 caixinhas de morango ou de uva sem caroço.

Essa sobremesa é mais conhecida com morango, mas para aqueles que não são muito fãs dessa fruta, fica a sugestão da uva que não deixa a desejar!

Pegue uma panela média e coloque todo leite condensado com a manteiga ou margarina e mexa bem até ter uma mistura mais consistente. O ponto desse creme usado como base para a sobremesa é igual ao do brigadeiro, portanto, é só esperar começar a desgrudar da panela.

Depois de pronto, despeje-o  em uma travessa (com tamanho médio para grande) e por cima já coloque a fruta escolhida – se optar pelos morangos devem estar picados ou se preferir usar as uvas não esqueça de reparti-las ao meio (sem esquecer de lavar, hein?!).

Guarde o recipiente na geladeira e comece a fazer o “ganache” para a cobertura. Leve o chocolate para derreter em banho-maria com o creme de leite ou coloque o chocolate picado em um recipiente que possa ser levado ao microondas e vá derretendo até que fique totalmente líquido para misturar então com o creme de leite.

Quando essa mistura estiver bem cremosa e homogênea, despeje por cima de tudo que está na travessa e decore como preferir (usando a fruta escolhida, pedaços de chocolate ou leite em pó).

Finalizando a decoração, basta deixar na geladeira por no mínimo 2 horas para ficar bem geladinha e servir!

Gostou de nossas ideias? Esperamos que nossas sugestões tenha ajudado na inspiração para salvar sua vida com as sobremesas. Se tentar reproduzir alguma das receitas, conta pra gente aqui nos comentários qual foi o resultado! 😉