A PWC realizou uma pesquisa, intitulada “1ª edição do Leme–Barómetro PWC da Economia do Mar”, a fim de reunir dados que permitam acompanhar a evolução do segmento marítimo no estado a partir de 2010. De acordo com a análise, a capacidade dos cruzeiros que chegaram aos portos de Salvador e Ilhéus apresentou um aumento de 23% em 2017 frente ao ano anterior.
O estudo analisa quatro subsetores considerados relevantes da economia do mar na Bahia e suas respectivas variáveis. São eles:
- ‘Entretenimento, Desporto, Turismo e Cultura’
- ‘Transportes Marítimos, Portos, Logística e Expedição’
- ‘Pesca, Aquacultura e Indústria do Pescado’
- ‘Energia’
LEIA MAIS: + Uruguai movimenta mais de US$ 9,5 milhões com turistas de cruzeiros + Regent Seven Seas oferece cruzeiros na África e no Oriente Médio + Costa amplia minicruzeiros para a próxima temporada na América do Sul
No primeiro tópico, foi observado um crescimento na quantidade de navios de passageiros de 8,9% no período de dezembro de 2016 a dezembro de 2017. Esta é uma tendência que vem sendo observada desde 2015, com o aumento de 28,3% na capacidade do número de usuários dos navios de passageiros e de 6,2% na quantidade de navios.
Já no subsetor de Pesca, Aquacultura e Indústria do Pescado, o aumento mais significativo foi na produção anual de aquacultura de peixes, que cresceu de 93,6 toneladas em 2016 para 139,4 toneladas em 2017, representando um aumento de 48%. Já na produção anual de aquacultura de camarão, ostras, vieiras e mexilhões foi observado uma diminuição de 24%, totalizando 74,3 toneladas.
Entre os desafios que o projeto da PWC aponta a serem superados nessa área estão acrescentar valor ao produto base primário, ou seja, peixe e mariscos, por meio da sua conservação, transformação e diversificação, além de reforçar as práticas de captura sustentável, certificando os processos e comunicando adequadamente o consumidor final.
Leia também:
– Temporada 2019/2020 de Cruzeiros terá mais de 530 mil leitos ofertados
– Aplicativo da Costa Cruzeiros é premiado durante Prêmio Técnico de Publicidades
– MSC Cruzeiros revela mais detalhes da ilha privativa Ocean Cay
O post PWC registra aumento de 23% na capacidade de cruzeiros na Bahia em 2017 apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.