No último dia 23, o BrasilTuris viajou a convite do Sebrae para o Mato Grosso, com o objetivo de conhecer as belezas naturais do estado. A iniciativa do Sebrae é uma parceria com o Mtur no projeto Investe Turismo, o qual contempla seis municípios Mato Grossenses visando a promoção destes no mercado turístico, afim de alavancar a economia local e divulgar os destinos.
Nossa expedição começou no Pantanal. De cara, nos deparamos com a natureza selvagem e a riqueza de espécies animais em seu habitat natural. Jacarés, Tuiuiús e a onça pintada foram algumas dos animais avistados.
Dentre as atividades desenvolvidas, cavalgada durante o pôr do sol e a contemplação da fauna em passeio de barco, foram algumas das opções para entrar em contato com a natureza.
Em seguida, chegamos ao parque estadual da Chapada do Guimarães. Local da famosa cachoeira do Véu de Noiva, que é formada pelo Rio Coxipó e contém 86 metros de altura. No parque, um dos pontos visitados foi o circuito das cocheiras, que diferente da cachoeira Véu de Noiva, precisa da presença de um guia credenciado pelo Mtur para o acesso.
LEIA MAIS: + Fortalecimento do destino Brasil é tema da agenda do MTur em Paris + MTur: 95% dos visitantes internacionais têm intenção de voltar ao Brasil + Mato Grosso do Sul aposta em rally e infraestrutura de acessos
Ao todo, o circuito de 7km contém cinco quedas d’água próprias pra banho. O percurso é pago e apresenta diferentes graus de dificuldade. Os mirantes ao longo da trilha dão de cara com paredões de mais de 300 metros de altura, feitos de arenito, possibilitando a visão da Cidade das Pedras.
A Cidade das Pedras é denominada assim por formações rochosas que se assemelham às ruínas de cidades. O local além de fazer parte do parque da Chapada, é o berço do Rio Claro e ponto de observação das araras vermelhas que abrigam seus ninhos nos rochedos
O último ponto visitação foi o município de Nobres. Com águas mornas e cristalinas, observamos a biodiversidade no Reino encantado, Aquário e na cachoeira Serra azul durante mergulhos com snorkel. Entramos em contato com atividades de aventureira, como o passeio com quadriciclo na mata no entardecer e o boia cross, passando pela gruta do Duto do Quebó.
Na trilha do megafone tivemos a experiência de ouvir os sons da floresta amplificados. Curioso para saber com detalhes tudo o que aconteceu nessa aventura? Dê uma olhada na galeria abaixo e aguarde a nossa edição impressa de agosto.
O post Pantanal Norte é o destaque turístico do Mato Grosso apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.