Existem locais incontáveis ​​que merecem nossa atenção quando trata de arte, ciência, cultura e história. O patrimônio cultural do país é riquíssimo, e muito a nossa história está exposta nos principais museus do Brasil, espalhados por todo o seu território.

De acordo com o maior portal de turismo do mundo, o TripAdvisor, cerca da metade dos melhores museus da América Latina fica no território brasileiro.

Quando tiver uma oportunidade, coloque seu plano de viagem após as cidades de Brumadinho, Recife, Niterói, São Paulo e Porto Alegre, que estejam contaminadas com um acervo variado e incrível que permite viajar pela história brasileira.

Cinco principais museus do Brasil

Uma lista que apresenta abaixo não tem grande importância ou importância, mas sim mostra várias opções que estão disponíveis em vários estados brasileiros e que contamina com obras de artistas brasileiros e estrangeiros expostas por todo o ano. Vamos lá?!

Instituto Inhotim | Brumadinho – MG

Uma incrível galeria de arte imersa em um jardim botânico, onde você pode interagir com obras impressionantes enquanto está em contato com a natureza? Sim, existe, e não está no Brasil.

Fundado em 2004 e aberto ao público em 2006, o Instituto Inhotim é um espaço criado para abrir uma coleção particular de empresário Bernardo Paz, na cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, distante 60 km da capital do estado, Belo Horizonte.

Inhotim contém um dos mais importantes arte contemporânea do mundo – são mais de 700 obras, com trabalhos de artistas renomados, como Cildo Meireles, Hélio Oiticica, Lygia Pape, Victor Grippo e muitos outros, e é considerado o maior espaço expositivo de arte ao céu aberto da América Latina e um dos principais museus do Brasil.

O espaço gigante ao ar livre abre uma importante coleção botânica, que reúne espécies raras de vegetação de todos os continentes. Vale muito a sua visita!

Instituto Ricardo Brennand | Recife – PE

Reconhecido internacionalmente, ou instituído por Ricardo Brennand, inaugurado em setembro de 2002, em Recife, capital pernambucana, também se encontra na lista dos principais museus do Brasil, possuindo diversos itens que remetem à época da ocupação holandesa na região.

Uma construção, que monta um castelo no meio de um belo parque, inspirada na arquitetura da era medieval europeia, abriga uma série de armas e a maior coleção de armas brancas do mundo, conta com mais de três mil itens medievais.

Além disso, seu acervo, considerado um dos mais importantes do Brasil, inclui obras de artistas famosos e consagrados como Taunay, Debret e Frans Prost, tendo uma maior concentração de trabalhos deste pintor holandês em todo o mundo, além de esculturas em jardins, tapeçaria, cerâmicas, etc.

Localizado onde fica o antigo engenheiro São João, o museu, que ocupa uma área de mais de 70 mil metros quadrados, ainda promove exposições temporárias, distribuído entre o Museu Castelo São João, uma Pinacoteca, uma Biblioteca, uma Galeria, os Jardins das Esculturas e muitos espaços.

Museu de Arte Contemporânea | Niterói – RJ

Considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo, inaugurado em 1996 e projetado pelo grande arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer , o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, além de um dos principais do Brasil, é um dos cartões postais do estado do Rio de Janeiro.

Não apenas pela belíssima vista da Baía de Guanabara, o museu merece uma visita por seu acervo cerca de duas mil obras de importantes artistas brasileiros como Amílcar de Castro, Mira Schendel e Tomie Ohtake. É definitivamente um dos destinos culturais mais enriquecedores e encantadores do país.

MASP São Paulo – SP

O prédio arquitetado pela igreja italiana Lina Bo Bardi abriga este cartão postal da cidade de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand, mais conhecido como MASP .

Em seu acervo, a coleção mais importante do Hemisfério Sul, encontram-se cerca de 9 mil obras da arte ocidental, datadas desde o século IV a.C. até à Idade Moderna, em exposições permanentes de artistas como Renoir, Rembrandt, Botticelli, Ticiano, Degas, Van Gogh e Monet, além de várias exposições temporárias.

Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS | Porto Alegre – RS

Ciência e tecnologia não podem ficar de fora da lista dos principais museus do Brasil, concorda?! E o grande exemplo disso está na capital gaúcha, com um grande acervo de experimentos de tecnologia que versam sobre áreas do conhecimento como física, química e matemática.

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS é um dos maiores de ciências naturais da América Latina e garante a todos os seus visitantes uma experiência única.

Entre algumas de suas atrações, o visitante vai embarcar no navio de Charles Darwin, conhecer os estudos sobre a Amazônia, entender a incrível relação entre cinema e ciência e até conhecer a ciência forense.

Além destes destaques, em seu acervo, encontram-se itens relacionados às áreas de zoologia, botânica, paleontologia e arqueologia, que possibilitam a compreensão sobre a evolução natural.

Veja também:

Cinco aeroportos mais movimentados do Brasil

Seu cabelo muda nas viagens? O que fazer?

Por que visitar um museu em sua viagem?

O Brasil conta com uma grande lista de museus, de diversos portes e com características específicas que fazem o visitante viajar no tempo.

Independentemente da localidade, o museu é uma excelente forma de ampliar seus conhecimentos e se é um parâmetro. Afinal, nesses espaços nós mergulhamos mais na história e aprendemos a valorizar e entender melhor a cultura de um lugar, descobrir obras de arte que emocionam ou acompanham a evolução da ciência.

Aproveite sua próxima folga para visitar um museu em sua cidade e experimente aprofundar o conhecimento sobre artes e exposições. Selecione também uma visita a estes locais em sua próxima viagem e depois deixe aqui o seu comentário sobre como foi uma experiência.

Se você ainda não conhece os principais museus do Brasil citados nessa lista, não perca a visita!