Os pratos mais famosos da gastronomia francesa

Comida francesa

A França é um país muito conhecido devido a sua cultura, moda e arte. No entanto, também é muito famosa pela sua gastronomia. Inclusive, para muitos, as técnicas e pratos franceses serviram como base para diversos processos.

E se você está pensando em conhecer a região, certamente não vai querer deixar de provar alguns pratos típicos da gastronomia francesa, certo? Por isso, no artigo de hoje, iremos falar um pouco mais sobre os pratos mais famosos da gastronomia francesa. Gostou? Então não deixe de conferir a seguir!

Quais são os pratos mais famosos da gastronomia francesa?

Ao falar da gastronomia francesa, logo vem à mente queijos, pães e vinhos, certo? De fato, tudo isso é muito “à moda francesa”. E apesar de serem coisas que se pode encontrar facilmente em qualquer local, o cuidado com cada um desses pratos ou ingredientes são muitos.

Para manter todo o sabor dos vinhos, um decanter cristal se torna essencial. O queijo roquefort, por sua vez, tem como base o leite de ovelhas. Por mais comuns que alguns pratos aparentam ser, tenha certeza que o sabor é muito mais intenso e saboroso!

E se você tem uma viagem marcada para a França, não pode deixar de experimentar os pratos mais famosos. Por isso, nos tópicos abaixo iremos falar sobre algumas das principais opções. Confira todas elas a seguir.

1. Cassoulet

Esse é um prato que foi criado durante a guerra dos 100 anos, o qual nada mais é do que um prato muito rico em termos energéticos, que deve ser feito de feijão branco. Inclusive, há os que dizem que esse prato teve como inspiração a feijoada brasileira.

E ainda que seja um prato muito comum em toda a região da França, Carcassonne e Toulouse são as cidades onde esse prato é quase que uma tradição.

2. Blanquette de veau

Esse prato se chama “blanquette” devido a cobertura branca do seu molho. Ademais, ele é feito pelo ombro ou peito de vitela, que deve ser cozido em água, cenoura, aipo e cebola, a fim de formar um caldo.

3. Cuisses de grenouilles

Em suma, nada mais é do que pernas de rãs, as quais geralmente devem ser comidas com manteiga de alho e salsa. Trata-se de um prato que remonta ao século XVI, o qual era mais comum entre a elite francesa.

4. Croque-monsieur

É bem semelhante com o nosso misto-quente, só que muito mais requintado. Segundo consta a história, esse prato surgiu no ano de 1910 em Paris, em uma brasserie na Boulevard des Capucines.

No entanto, o prato nada mais é do que um pão de forma, presunto, queijo e molho bechamel. Fora isso, ao adicionar ovo frito por cima, o prato vira “croque-madame”.

5. Gratin dauphinois

O gratin dauphinois é uma batata que deve ser cortada em fatias e, geralmente, elas precisam ser assadas com alho e creme ou leite. Dessa forma, libera um sabor muito gostoso e derretido.

A história desse prato remete ao ano de 1788, quando o tenente-general da Dauphine ofereceu aos seus oficiais um prato que, até então, era desconhecido: as batatas dauphinoise.

6. Bœuf bourguignon

O prato leva dois principais ingredientes: carne charolesa e vinho das vinhas Côte de Nuits ou de Beaune. Inclusive, esse era um dos pratos preferidos dos camponeses em dias de festa.

Ele deve ser cozido de forma lenta, em fogo baixo. Ademais, deve-se servir com cebola, alho e bacon. Como o cozimento é lento, o boeuf bourguignon acaba tendo uma construção de sabor maravilhosa.

7. Pot-au-feu

Outro prato da comida francesa que demanda cozimento longo de carne, também com fogo baixo. Em suma, trata-se de um pedaço de carne, medula óssea de uma cauda de carne, legumes e especiarias de vários tipos.

8. Quiche lorraine

Você pode comer esse prato tanto como entrada ou prato principal, além do fato de estar presente na grande parte das padarias francesas. Em suma, tem base de massa, ovos, creme e bacon. Fora isso, na França há vários tipos de quiche, apesar de a Lorraine ser a mais famosa. Mas não deixe de provar o quiche de alho poró, também vale muito a pena.

10. Coq au vin

A história desse prato é de que Júlio César cozinhou pela primeira vez um galo que foi enviado por um líder gaulês, junto com vinho. No entanto, é difícil saber se essa é a versão original.

Mesmo porque outras regiões como a Auvergne, Alsace, Burgundy e Champagne também disputam a criação deste prato. Em suma, coq au vin é um galo que deve ser cozinhado com vinho tinto e legumes. Fora isso, ele é acompanhado por massa ou batatas cozidas no vapor.