Maiores aeroportos brasileiros

Com tantos voos que partem e chegam, ainda mais em um país tão movimentado como o nosso, fica até difícil se saber quais são os aeroportos mais frequentados. A Infraero tem um grande desafio para organizar todos os aeroportos que operam no Brasil e dar maior agilidade as viagens nacionais e internacionais.

Muitos aeroportos ainda possuem o seu fluxo mais elevado pois são rotas de conexão entre diferentes cidades. Por isso, ao programar a sua viagem, opte por adquirir a sua passagem por uma agência de viagem já que, grandes agências possuem relações próximas com as empresas de aviação e profissionais treinados para que você tenha a melhor experiência em sua viagem.

Na exceção do Aeroporto de Congonhas, a maioria ainda acumula números menores do que registrados em pesquisas anteriores ao ano de 2020. Aeroportos como os de Brasília e Viracopos, também apresentam relativo aumento no seu tráfego de passageiros.

Sétimo lugar – Aeroporto Internacional de Confins – Belo Horizonte

Desde 2017, o Aeroporto da capital mineira vem recebendo mais de 100.000 movimentos aéreos anuais. Está situado na região metropolitana de Belo Horizonte, e atualmente é administrado pela Zurich Airport, o mesmo grupo francês que inaugurou o número Aeroporto de Florianópolis.

Sexto lugar – Aeroporto Internacional Viracopos – Campinas

Com mais de 115.000 voos todos os anos, Viracopos tem o privilégio de ficar a apenas 100 km de São Paulo, sendo o terceiro destino com mais voos internacionais no país, apenas atrás de Guarulhos e Galeão (Rio de Janeiro).

É administrado pela Consorcio Aeroportos Brasil, que opera juntamente com a Infraero.

Quinto lugar – Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro

Com mais de 1199.00 voos por ano, Santos Dumont tem o privilégio de ter sido o primeiro ponto aéreo a operar no país. É a quinta pista mais utilizada no Brasil, operando em fluxo proveniente de São Paulo, em sua grande maioria.

Por estar localizado no centro do Rio de Janeiro, tem algumas restrições para poder operar. O Aeroporto precisa fechar para pousos entre as 23h e 6h. Mesmo assim, o fluxo de turistas é intenso, com voos nacionais provenientes de todos os estados.

Quarto lugar – Aeroporto Internacional Galeão – Rio de Janeiro

Já são pelo menos 130.000 voos todos os anos no maior aeroporto da cidade maravilhosa. É também a maior pista de decolagem para voos comerciais do Brasil, sendo o segundo em movimento internacional do país, apenas atrás de São Paulo.

Em 2013 o Aeroporto foi cedido a Consórcios Aeroportos do Futuro, administrado juntamente a Infraero desde o ano de 2014. Porém é preciso que seja feita a ressalta de que o trafego aéreo diminui nos últimos anos, muito em conta da onda de violência que toma conta do Rio de Janeiro.

Terceiro lugar – Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek – Brasília

Ele está localizado a 15 km do centro da capital federal, recebendo aproximadamente 17 milhões de passageiros todos os anos e mais de 160.000 voos anuais. Um número interessante, visto em conta que já recebe até mais do que o Aeroporto Internacional Galeão, no Rio de Janeiro.

O aeródromo de Brasília tem a maior capacidade de pista no Brasil, podendo receber até 60 voos por hora.

Segundo lugar – Aeroporto de Congonhas – São Paulo

Já que estamos no pódio, iremos falar dos aeroportos da capital paulista. Congonhas recebe pelo menos 230.000 voos todos os anos, e ele está localizado em uma área muito populosa de São Paulo, com riscos até para a prática da aviação.

Apenas operando voos domésticos, tem os mesmos horários que o Santos Dumont. Precisa fechar as 23h e retorna as 6h, sendo um dos aeródromos mais movimentados da América Latina.

Primeiro lugar – Aeroporto Internacional de Guarulhos – Guarulhos

Guarulhos não poderia ser mais conhecida do que pelo seu Aeroporto Internacional. São quase 300.00 voos todos os anos, o tornando o Aeroporto mais movimentado da América do Sul e também um dos mais conhecidos no mundo, com destinos para todos os continentes.

Aviação militar e outras 39 companhias aeres nacionais e internacionais operam no Aeroporto, sendo pelo menos 800 pousos diários.

O fluxo aéreo no Brasil só tende a crescer nos próximos anos. Agora você já sabe, por onde escolher sair quando for viajar de avião.