O grupo Iberostar deu um importante passo rumo à sustentabilidade de suas operações quando implantou, no ano passado, o projeto Wave of Change (Onda de Mudança). Mais do que um discurso politicamente correto, a rede hoteleira se aproximou da comunidade científica e investiu pesado no programa que é baseado em três pilares.
O primeiro é abolir 100% do plástico em suas 121 unidades pelo mundo. A lição de casa já foi concluída nos 36 hotéis em operação na Espanha e deu à empresa o título de pioneira nesse tipo de ação no país europeu. “Em resultados concretos: eliminamos 300 toneladas do material em 2018”, contou Natalia Diaz, gerente de marketing para as Américas, durante a premiação Estrellas.
Assim, canudos plásticos, copos descartáveis, garrafas e até mesmo as embalagens das amenities foram substituídos por materiais ecologicamente corretos. A meta agora é eliminar o material de todos os apartamentos dos hotéis do grupo em outros destinos neste ano e, em 2020, chegar ao mesmo patamar dos empreendimentos espanhóis.
O segundo pilar é o consumo responsável de peixes e frutos do mar. Natalia explica que a rede se aliou a ONGs de diversas partes do mundo e analisou toda a sua cadeia de fornecedores de pescados. “Eliminamos os que não trabalhavam de forma responsável”, afirmou. A ideia é trabalhar mais próximo às comunidades locais e retirar do cardápio os animais mais sensíveis ecologicamente, sem causar impacto na qualidade da gastronomia servida nos hotéis.
Por fim, a rede se engajou na melhora da saúde costeira – especialmente recifes de corais e áreas de mangues. A primeira ação foi a implantação de um primeiro viveiro de corais na República Dominicana para estudar os efeitos do aquecimento global nas sensíveis espécies. “Um segundo será criado no ano que vem, em outra região do Caribe”, disse Natalia.
Coordenado pela Dra. Megan Morikawa, principal referência do movimento, o projeto visa conscientizar toda a cadeia – que inclui 32 mil colaboradores e mais de oito milhões de clientes que se hospedam em uma das unidades por ano. “Não é mais um projeto, é uma realidade”, finalizou a gerente de marketing.
Para lembrar o movimento, todos os participantes da premiação Estrellas 2019 receberam um canudo de aço inoxidável personalizado.
O post Onda de Mudança da Iberostar tem metas responsáveis e resultados concretos apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.