O que fazer no Guarujá

O que fazer em Guarujá?

“Fim de semana chegando, bora pro Guarujá?!” A proximidade com a capital, faz com que o destino no litoral seja um dos preferidos dos universitários e jovens adultos que desejam dar aquele mergulho no mar. Quem nunca foi ao Guarujá precisa urgente colocar a cidade no seu roteiro. É logo ali, prepare a mochila!

Guarujá, conhecida com a pérola do atlântico, faz parte dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias. A cidade é um dos destinos mais procurados pelos moradores da capital paulista por causa da sua proximidade, são cerca de 90 kms de distância, o que a faz ideal para aquele bate volta de final de semana. Mas o que fazer em Guarujá? Calma, vamos te explicar!

Lá o turista encontrará 22 kms de litoral, com 27 praias e muitas belezas naturais. A cidade possui uma excelente rede hoteleira bem interessante com opções para todos os bolsos, mas também oferece pousadas, camping e até diversas oportunidades no Airbnb para quem quer uma hospedagem mais econômica.

Com uma infraestrutura completa e muitos pontos turísticos, Guarujá atrai turistas de todos os cantos o ano inteiro.

O destino é perfeito para aquela viagem em família, para quem gosta de se aventurar sozinho ou ainda pegar aquela onda. Badalação ou sossego? Guarujá consegue atender o seu desejo.

Ainda não conhece a Pérola do Atlântico? Que tal se aventurar nesse paraíso paulista.

Curiosidades sobre Guarujá

Localizada na microrregião de Santos, na Ilha de Santo Amaro, Guarujá é a terceira cidade mais populosa do litoral. É composta pela sede e pelo distrito de Vicente de Carvalho.

Existem duas rotas para chegar à cidade: a primeira é feita por balsas, a famosa travessia Santos-Guarujá, que sai da Ponta da Praia em Santos, já o outro acesso é possível pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, que liga a Ponte do Monte Cabrão, no canal de Bertioga.

Guarujá é um paraíso que conta com praias urbanizadas para aqueles que não abrem mão de uma boa infraestrutura, mas também tem algumas opções mais desertas e selvagens, acessíveis apenas por trilhas ou embarcações para os mais aventureiros.

Além do litoral, a cidade tem belas construções históricas, trilhas de ecoturismo, pesca artesanal, áquario e uma variedade de bares e restaurantes. Atrações para agradar a todo tipo de viajante.

O que fazer em Guarujá?

Se você já decidiu quantos dias vai ficar nesse paraíso repleto de atrações, agora é hora de montar o seu roteiro. Continue conosco, te daremos dicas de praias, passeios e muita diversão.

Para você definir o que fazer em Guarujá, primeiro vale avaliar as 27 opções de praias que este destino te oferece. Abaixo vamos destacar as mais procuradas pelos turistas. Vale lembrar que se a sua viagem for durante a alta temporada, alguma dessas preciosidades ficam lotadas e outras inadequadas para banhos. Fique atento!

Praia das Astúrias

Essa é a preferida de todos e fica situada a 2km do centro da cidade, é uma ótima opção para quem viaja em família e gosta de conforto. A praia das Astúrias conta com uma boa infraestrutura, possui areia clarinha e mar calmo.

Se você gosta de caminhar, Astúrias tem um belo calçadão, excelente para exercícios pela manhã ou fim do dia, ideal também para aquela voltinha a noite, já que no seu entorno há ótimos bares e restaurantes.

Praia do Tombo

Localizada há 3 kms do centro da cidade, essa é uma praia urbanizada, com boa infraestrutura e famosa por sediar campeonatos de surfe. A praia do Tombo reúne jovens aventureiros e famílias. Ela tem um mar um pouco agitado e ondas grandes, porém, oferece uma larga faixa de areia e tem uma beira-mar com águas tranquilas, ideal para crianças. Essa combinação atrai um público bem variado.

Praia de Pitangueiras

Praia de Pitangueiras, é a mais central do Guarujá, e por esse motivo acaba sendo um dos pontos de passagem para todo visitante.

Durante o verão, a praia está sempre lotada, suas águas agitadas atraem muitos praticantes de esportes aquáticos. Um ponto negativo é que ela recebe sombra dos edifícios durante a tarde, mas nada que atrapalhe suas férias.

A vida noturna em Pitangueiras é bem badalada, seu entorno está repleto de bares, restaurantes e hotéis. Ideal para quem quer paquerar.

Praia de Pernambuco e Mar Casado

Nos fundos do famoso hotel Jequitimar estão localizadas as praias de Pernambuco e Mar Casado, com boa opção de estacionamento nas ruas da vizinhança. Na época de lua cheia, com a maré alta, a praia de Pernambuco é tomada por surfistas da região e da capital que aproveitam as gigantes ondas para a prática esportiva. Já o Mar Casado (nome da ilha local), cria uma grande piscina que é ideal para quem prefere curtir um mar mais calmo.

Se você optar por alguma dessas duas, o ideal é que leve sua bebida e sua refeição, já que a infraestrutura local é mais precária e a região conta com poucas opções de restaurantes. O acesso ao local é muito fácil, as ruas terminam já na areia.

Praia Branca

É uma das praias mais isoladas de Guarujá, é rústica, arborizada, tem um mar agitado (dependendo da maré) e águas claras. Praia Branca é ideal para quem busca tranquilidade.

No local tem alguns campings, vila de pescadores, pousadas rústicas e um bar pé na areia com som de reggae. É um destino muito frequentado por surfistas.

Para chegar à praia Branca é necessário percorrer uma trilha de calçamento de pedras (entrada ao lado da balsa de Bertioga) ou ir de barco.

Praia Preta

Localizada próxima à praia Branca, é uma das boas opções para quem quer fugir do agito, sendo quase deserta e cercada por costões. Esta praia tem aproximadamente 200 metros de extensão, é bem pequenina.

A trilha de acesso é a mesma da praia Branca, ao lado da balsa para Bertioga. Passando pela primeira praia, o visitante precisa percorrer ainda mais uns 15 minutos de caminhada para chegar a esse paraíso, ao pé do morro, com águas tranquilas.

Praia de Camburi

Se você gosta de uma boa trilha e praia deserta, Camburi é o seu destino. Isolada, rústica e cercada pela Mata Atlântica e conta com um pequeno rio, formado por uma nascente no alto da floresta que deságua no mar. No rio tem um lago, bom para banho e relaxar.

O acesso se dá por uma trilha de 20 minutos a partir da Praia Preta ou de barco.

Praia do Guaiúba

Localizada a quatro quilômetros do centro do Guarujá, a Praia do Guaiúba é pequena, fica um pouco escondida, o que a torna mais tranquila. Com águas claras e uma belíssima paisagem, ela é ideal para quem deseja nadar, praticar mergulho ou snorkel.

Praia do Perequê

Famosa por seu frutos do mar e pela excelente gastronomia, Perequê também atrai os visitantes pela sua tranquilidade e bela paisagem. Infelizmente, por causa do excesso de barcos na região, a água nem sempre é indicada para banho.

Ao lado da praia tem um rio que deságua no mar, o Rio do Peixe, que agrega um charme ao lugar.

Perequê é também um ótimo lugar para comprar peixes e frutos do mar fresquinhos.

Praia da Enseada

Esse é considerado o destino com a melhor infraestrutura turística do Guarujá e conta com águas claras. A Enseada possui a maior extensão, com uma praia de cerca de sete quilômetros de faixa de areia, que também é bastante larga entre o calçadão e o mar.

A orla urbanizada, conta com vários quiosques e uma boa opção de ciclovia. Lá também tem boas opções de restaurantes para uma refeição mais completa.

Praia de São Pedro

Paraíso em meio a Mata Atlântica, a praia de São Pedro fica na Serra do Guararu, tem areia branca e águas cristalinas, com acesso limitado. Para manter a sua preservação, o número de visitantes é restrito, não é permitido vendedores ambulantes ou comércio. A dica lá é, se você levar algo e produzir algum lixo, recolha ao ir para casa.

A praia tem dois acessos, um pelo sul no condomínio Tijucopava e o outro ao norte pelo condomínio São Pedro, a entrada é gratuita. Se deseja conhecer esse paraíso, acorde cedo e leve comida e bebida. E não se esqueça de fazer a sua limpeza ao final!

Se você não sabia o que fazer em Guarujá, aqui teve a oportunidade de ver uma lista completa com as melhores opções de praia para todos os estilos.

Caso prefira um roteiro mais exclusivo e viver uma experiência incrível, poderá alugar um barco com piloto no Guarujá e aproveitar praias desertas e de difícil acesso por terra. Essa opção é ideal para quem for viajar com alguns poucos amigos para celebrar um aniversário, para fazer mergulho ou mesmo para relaxar em locais mais afastado e com total privacidade 🙂