Quando viajar num voo atrasado, num voo cancelado e/ou num voo combinado, certifique-se que conhece os seus direitos e obtenha as informações necessárias para apresentar uma reclamação. Certifique-se de que não se sente pressionado a enviar documentos e outras informações sobre o seu voo e bilhete. 

Em geral, se não for possível obter uma resposta de uma agência de viagens aérea, deve-se ligar para o número de atendimento ao cliente fornecido no bilhete, por exemplo, a central de atendimento e a linha direta de reservas. Mas se a resposta for não ou se você não tiver a opção de falar com alguém fora da companhia aérea, você deve ser capaz de fazê-lo. 

Se você achar que tem que voar em um voo atrasado, você deve perguntar se há alguma opção de reembolso quando você reservar seu bilhete, ou se você tem um problema com seus preparativos de viagem, e estar preparado para fazê-lo. Se você estiver em um vôo combinado, descubra se há alguma consideração especial que você teria tido ao fazer sua reserva separadamente. Quando você perguntar, também pode ser útil saber se você pode cobrar dinheiro por uma taxa. 

Antes de ir para outro país, verifique se você terá problemas com o idioma ou assistência em viagem quando chegar. Se você tiver um problema de idioma, isso pode ser diferente para as companhias aéreas do seu país de destino do que para o seu próprio país. Você pode conseguir uma renúncia que permita a questão do idioma. 

Quando estiver atrasado, deve informar a companhia aérea para que eles possam descobrir o que fazer com as suas malas. Você deve informá-los se deseja que suas malas sejam retiradas do avião e certificar-se de que o faça. 

Em alguns casos, a companhia aérea tem malas separadas para transportar sua bagagem, mas quando isso acontecer, você deve entrar em contato com eles, dizer-lhes seu nome e, em seguida, pedir-lhes para ligar para a companhia aérea. Você também pode deixar um bilhete com as companhias aéreas para que elas saibam que você estará lá se elas ligarem, por exemplo, eu estou no voo esperando por uma mala. 

Quando as companhias aéreas souberem que você estará a bordo com sua bagagem, eles tentarão colocar sua bagagem no avião. Eles vão descobrir por si quanto tempo demora a carregar o saco no avião. 

Se você não conseguir ver a pessoa que estará manuseando sua bagagem, não se esqueça de dizer quanto tempo você precisa estar lá. Se você já estiver fora do aeroporto, diga-lhes a última vez que viu a bagagem e o terminal de partida. Mesmo que você esteja fazendo um voo noturno, você deve ter certeza de dizer isso a eles quando você fizer o check-in, para que eles saibam a que horas você chegará. 

Quando você informar à companhia aérea que não pode ver a pessoa que manuseia a sua bagagem, ela decidirá se vai buscá-la ou não. Quando ligar para a companhia aérea, diga-lhes que se encontrará com eles no terminal para ir buscar a sua bagagem. 

Deve-se permitir mais tempo para datas e horas de viagem se estiver programado para viajar várias vezes por ano. Isto porque quando você reservar seus ingressos, há uma opção para mais de uma data, como por exemplo, uma semana, um mês, etc. Quando a companhia aérea  informar as datas em que deve estar presente durante um determinado dia, você sabe que estará presente o tempo todo, mesmo que chegue mais tarde do que o esperado. 

Se você tem horas extras, você deve pagar por isso. Algumas das companhias aéreas oferecem tarifas muito baratas para chegadas antecipadas ou reservas de última hora, mas você nunca deve pagar por seus dias extras.