Instagram para viagens: como usar o Instagram para divulgar fotos de viagens

Posted On By leticia

Instagram para viagens tornou-se uma tendência em conteúdo, procuras  na internet e principais acessos. Com a grande popularidade da rede social (5°  lugar no mundo todo), cerca de 1 bilhão de usuários ativos diariamente e 4,2  bilhões de likes diários, o Instagram tornou-se além de entretenimento, um  espaço para os mais variados conteúdos, um espaço de busca, dicas,  indicações, compartilhamento de fotos de momentos e vivências, entre outros.  Ocupando um espaço notável na rotina de muitos usuários.  

Além da questão de ser um espaço para conteúdos, o Instagram tornou se um espaço comercial e promocional, no qual os usuários além de obterem  distrações, possuem um espaço informativo, uma vitrine, uma inspiração. É  como um gatilho de ideias e influências. 

A inspiração que neste caso, é fornecida  através de vastos conteúdos visuais e interativos de um assunto que cada vez  mais está em alta, as viagens. Possuir uma conta no Instagram para viagens, voltado para conteúdos  relacionados a viagens, informações referentes a valores, indicações,  inspirações, fotos de referência, identidade visual personalizada com um feed de  viagens, passeios, pontos turísticos, entre outros conteúdos. 

Mas, para ser  visualmente atrativo, interessante e principalmente, conseguir um engajamento  nessa categoria de conteúdo.  

Planejamento e identidade visual destinada ao tema são os primeiros passos para um Instagram para viagens 

Antes de iniciar diretamente com as postagens, conteúdos e fotos das  viagens no geral, é importante primeiramente iniciar um planejamento e  organização de como serão feitos as postagens, em que ordem, com quais  informações, se haverá edição, a conexão visual das fotos entre si, os horários  e dias da semana mais viáveis, entre outros detalhes básicos, mas que fazem  toda a diferença. 

Se você já possui uma conta no Instagram destinada a viagens, o passo  do planejamento deve ser o pioneiro. Mas, em casos de possuir uma conta com  outra temática, outros conteúdos, é interessante investir em uma identidade 

visual voltada para viagens, turismo e entretenimento. 

Para manter um público interessado em um Instagram para viagens, e inspirar engajamento, é muito importante investir nesses dois passos: planejamento e identidade visual. Se você não possui um público, é preciso conquistá-lo, se você já possui um público presente, é importante mantê-lo interessado.  

Explore as ferramentas que são disponibilizadas no próprio Instagram 

Tratando-se de um foco em um Instagram para viagens, é essencial  explorar as ferramentas que são disponibilizadas no próprio Instagram. Mesmo  que sejam ferramentas gratuitas, a rede social fornece ferramentas e  funcionalidades que auxiliam na melhor qualidade de performance e  engajamento dos conteúdos postados no feed e nos stories.  

Ferramentas disponíveis nas edições de imagens: 

  • ferramenta “layout” que cria uma colagem de fotos para um único post;
  • no compartilhamento: repost,  para repostar conteúdos de outros usuários para incluírem no feed; 
  • música nos stories;
  • contagem regressiva;
  • menção de hashtags;
  • zoom, live,  gifs e artes;
  • no próprio feed com os IGTV (vídeos com conteúdos maiores) e  reels para vídeos curtos. 

Sendo apenas algumas das ferramentas disponíveis. 

Qualidade é essencial na plataforma  

Devido a grande popularidade da plataforma, acompanhando o  crescimento de usuários a procura de conteúdos, também cresce o número de  usuários fornecendo entretenimento, fotos, relevância, entre outros. 

Então é de extrema importância que para possuir destaque, para ter engajamento e conquistar atenção do público, a qualidade é fundamental, indispensável. A qualidade é adquirida de várias maneiras. Como primeiro passo para obter qualidade em um Instagram para viagens é a resolução das fotos que serão  postadas. 

Não é necessário ter uma câmera extremamente cara e profissional,  atualmente é possível ter resolução com qualidade com a maioria dos  smartphones e câmeras “mais simples”, até mesmo aumentar a qualidade  através de uma edição básica em programas e aplicativos de fotografia.  

Um outro meio de possuir qualidade visual é através da padronização de  postagens, cores e elementos das fotografias. A qualidade visual trata-se do  conforto visual que o usuário terá ao ter acesso ao feed de seu Instagram para  viagens. 

Uma padronização de elementos (como por exemplos, postagens  seguidas de uma paisagem incluindo elementos em comum) e a padronização  de cores, ou seja, postagens seguidas de cores que conectam entre si, sendo  visualmente atrativo e confortável, além de despertar sentimentos bons ao  usuário que acessa ao Instagram para viagens.  

Se antenar nas tendências é fundamental 

Uma forma prática e garantida de entender como usar o Instagram para  postar fotos de viagens, é seguir e estar sempre antenado nas tendências da  rede social e também nas tendências de viagens e turismo. 

É um método com  maiores chances de acerto perante aos conteúdos e fotos disponíveis, pois se é considerado uma tendência, é garantido que chamará atenção dos usuários e obterá engajamento diante de outros conteúdos e outros perfis.

Localização geográficas e hashtags 

Um detalhe extremamente fundamental e diretamente referente à um  Instagram para viagens é a utilização da ferramenta “localização geográfica”.  Essa ferramenta tem a principal função de ser inserida em uma foto no feed ou  um stories através de uma localização feita pelo GPS. 

Sendo um meio “informativo” principalmente quando trata-se de um conteúdo e fotos de uma  determinada viagem, em um determinado lugar. É uma informação que auxilia aos usuários que acessam os perfis de Instagram para viagem a “descobrirem” a localização de alguma foto postada, referente à alguma viagem, em alguma paisagem ou ponto turístico. 

É um detalhe bem simples, mas que faz toda a diferença para qualquer indivíduo que acompanha as postagens e se interessa em conhecer as localizações. As hashtags por sua vez são utilizadas pela maioria dos usuários, por ser um método gratuito e prático de engajamento. 

Em uma postagem no feed é interessante utilizar as hashtags, ou “tags” na legenda para estimular o acesso  de outros usuários e consequentemente, na divulgação. Determine o nicho da foto, e selecione as principais hashtags que estão em alta em relação ao nicho da postagem. É um método de divulgar e expandir a foto em questão e o próprio Instagram para viagens.  

Conteúdos descritivos que acompanham as fotos no feed 

Para uma melhor performance do seu Instagram para viagens, é  importante além do conteúdo visual, ou seja, fotos, vídeos, paisagens, entre  outros, é indispensável um conteúdo textual, descritivo. 

Em toda postagem no  feed, é possível adicionar legendas nas fotos, é nesse momento que é importante trazer um “texto”, uma descrição do lugar, de seus pontos fortes, dicas referentes ao mesmo, ou uma história referente a foto. Além de acrescentar conteúdo mais profundo as fotos, o seu Instagram  para viagens se tornará um perfil humanizado. 

Um perfil humanizado trata-se de trazer uma ideia firme de interação, de contato com o usuário que acessa ao conteúdo, mesmo sendo um perfil de Instagram, ainda trata-se de experiências, vivências e inspirações de uma pessoa de verdade. Trazendo um sentimento de realidade, de acolhimento para quem acessa um Instagram. 

Tenha um perfil divertido 

Viagens são eventos designados para diversão, entretenimento, “fuga” da  realidade. Então é de extrema importância que um Instagram para viagens seja  um perfil divertido de acessar, inspirador, que cause sentimentos de desejo pela aventura e que estimule sonhos. 

Além de ser visualmente bonito, atrativo, “informativo” em alguns casos, deve mais do que tudo inspirar as pessoas a conhecerem lugares, países, pontos turísticos e históricos, inspirar vivências reais além de uma tela de celular, tornar desejos internos à serem externos. 

Conteúdo criado por Sabrina Costa, redatora na agência de marketing digital Webtrends