Indonésia está aceitando garrafas plásticas como pagamento no transporte público

Diversos estudos já afirmaram que até 2050 nós teremos mais plásticos do que peixes nos oceanos e este cenário triste é reflexo das ações humanas no descarte incorreto dos lixos e plásticos nos mares.

Uma das iniciativas que vem ganhando muita força mundialmente para reciclagem é na Indonésia, onde o governo local está aceitando garrafas e copos como pagamento no transporte público.

lixo-indonesia-passagem-onibus

Surabaya, segunda maior cidade do país e pioneira da ação já vem colhendo frutos do projeto. A estimativa é que 15% do lixo produzido na cidade é plástico e estas ações são uma forma de canalizar os resíduos para o lugar certo.

Clique aqui e reserve hotéis na Indonésia com desconto!

Linda Rahmawat, moradora da cidade, está participando ativamente da ação e relata, “Lixo como garrafas plásticas são espalhados pela cidade, então eu os coleto e os trago aqui. Assim não apenas ajuda o meio ambiente como também reduz o trabalho dos catadores”. Os organizadores do projeto estimam que até 2020 a cidade consiga zerar o desperdício de plásticos.

plasticos-nos-oceanos-indonesia
Créditos: UOL Notícias/BBC Brasil

Quem estiver viajando para a Indonésia e quiser participar da campanha, a cada 5 garrafas plásticas ou 10 copos equivalem a uma passagem de ônibus de até duas horas. Após a coleta, o material é vendido para a empresa de reciclagem. Todo valor é para o financiamento de espaços públicos verdes na cidade.

bus-station
Créditos: Pixabay

Clique aqui para comprar passagens de ônibus SEM TAXAS!

Viva mais histórias sustentáveis com o Hurb!

O post Indonésia está aceitando garrafas plásticas como pagamento no transporte público apareceu primeiro em Viajante HU | Dicas de Viagem, Roteiros Nacionais e Internacionais.