Governo leiloará 12 aeroportos nesta sexta (15); veja a lista de terminais

O Governo Federal dará início aos leilões de 12 aeroportos do Brasil, nesta sexta-feira (15), a partir das 10h, na B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo. A expectativa é que os leilões, que ocorrerão por blocos de regiões, rendam R$ 2,1 bilhões aos cofres públicos.

Assim, os terminais dos três blocos que serão leiloados movimentam 20 milhões de passageiros ao ano, somados (cerca de 9,5% do mercado doméstico), segundo dados da Anac.


LEIA MAIS

Aeroporto de Guarulhos registra recorde de movimentação em 2018

+ Skyscanner: 10 aeroportos do Brasil com voos mais baratos para o exterior

Gol amplia número de voos no aeroporto de Brasília

No bloco Nordeste, serão leiloados os aeroportos de Recife (PE), Maceió (AL), Aracaju (SE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa e Campina Grande (ambos na Paraíba).

No bloco Sudeste, serão concedidos os terminais de Vitória (ES) e Macaé (RJ), que atendem especialmente a indústria de petróleo e gás.

No bloco Centro-Oeste, estarão em negociação os terminais de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta que atendem o agronegócio no Mato Grosso.

De acordo com Roney Glasmann, secretário de Aviação Civil, em entrevista à NBR (EBC), esta será a primeira vez em que o governo federal fará concessões aeroportuárias em blocos.

“Unimos aeroportos mais atrativos, de maior volume de passageiro e carga, com aeroportos menores da aviação regional. Estamos esperando um leilão bastante competitivo”, disse.

“Muitos operadores estrangeiros e brasileiros, todos de primeira linha que já operam grandes aeroportos pelo mundo, devem participar”, afirmou o executivo.


Leia Também:

O post Governo leiloará 12 aeroportos nesta sexta (15); veja a lista de terminais apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.