Gastronomia pode promover o turismo sustentável? Conheça 3 exemplos

Há anos é sabido que tanto a gastronomia quanto a sustentabilidade têm sido, para muitos, importantes pontos para serem levados em conta quando uma viagem é planejada. Contudo, uma tendência que pouco podem ter notado é que uma pode promover a outra.

A comida foi identificada pela Expedia como um dos fatores mais importantes para os viajantes na escolha de seu destino. E, com a polêmica do overtourism, e viagens pouco sustentáveis que têm crescido nos últimos anos, alguns destinos encontraram na gastronomia típica uma forma de incentivar o respeito ao meio ambiente e à população local.

Sobre o assunto, a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Expedia, Wendy Olson Killion, elucidou pontos importantes. Além disso, a executiva ainda destacou alguns cases de sucesso.

Confira o artigo na íntegra a seguir:

Turismo culinário como turismo sustentável: três histórias de sucesso

Por Wendy Olson Killion

À medida em que aumenta a conscientização sobre o impacto econômico, ambiental e social do excesso de atividades, estamos explorando a importância do turismo sustentável em uma série de blogs. Neste texto, examinamos como os profissionais de marketing de viagens podem aproveitar o poder do turismo gastronômico para ajudar a aumentar os visitantes à sua região e, posteriormente, contribuir para o crescimento sustentável para si e para seus vizinhos.


LEIA MAIS:
+ Expedia: demanda por destinos brasileiros cresce 26% no 1ºT2019
+ Demanda de viagens em São Paulo cresce devido a Parada LGBT, diz Expedia
+ Expedia: crianças cada vez mais influenciam as viagens em família

Não é segredo que a excelente comida pode rivalizar com museus, clima e mesmo a vida noturna, como um verdadeiro atrativo para os turistas. Nos últimos anos, o turismo culinário, também conhecido como turismo gastronômico e turismo alimentício, ganhou popularidade com o aumento da velocidade: a culinária muitas vezes toma o centro das atenções como a principal e até a única razão pela qual muitos viajantes escolhem seu destino. Poucas coisas são mais básicas ou universais como a comida, mas capturam simultaneamente o caráter único de um lugar.

Viajar e experimentar a gastronomia local não é novidade; o turismo culinário tornou-se mais popular do que nunca, em grande parte devido à era digital e às mídias sociais. De acordo com a pesquisa de 2016 da World Food Travel Association, 81% dos entrevistados “aprendem sobre a comida e bebida quando visitam um destino” e “acreditam que comer e beber ajuda a entender a cultura local”. Enquanto isso, 59% “acreditam que alimentos e bebidas são mais importantes quando viajam do que eram há cinco anos”.

Em nossa pesquisa Multi-National Travel Trends, descobrimos as categorias de alimentos entre as cinco principais considerações mais importantes para os viajantes ao reservar uma viagem. Embora o turismo de alimentos esteja apostando em marketing, ele também pode ser um diferencial; se um destino pode promover sua culinária local de maneira autêntica, eles podem conquistar viajantes por meio do turismo de alimentos.

Como o turismo culinário ganhou mais visibilidade nos últimos anos, também cresceu o turismo sustentável. Definido como viagens que evitam “o esgotamento de recursos – seja ambiental, econômico ou cultural”, trata-se de uma resposta ao excesso de atividades – quando o número de visitantes que um destino recebe excede seus recursos.

Cingapura

O Conselho de Turismo de Cingapura possuiu conosco campanha criativa que mudaria a percepção dos viajantes de um local de escala para um destino por si só. A campanha digital multifacetada aproveitou um site personalizado com um criador de viagens interativo, que gerava itinerários personalizados e reserváveis ​​para os usuários.


LEIA MAIS:
+ Expedia Group apresentou Travel & Tech Summit no Brasil pela 1ª vez
+ Expedia firma acordo com Meliá para reforçar vendas de pacotes nos EUA
+ Expedia faz testes com inteligência artificial e prepara plano agressivo 

À medida que os vídeos eram reproduzidos, os usuários alternavam entre as experiências contrastantes para alterar o conteúdo do vídeo e, em seguida, selecionavam a experiência mais adequada às suas preferências. Depois de selecionar os elementos de sua viagem ideal em Cingapura, os usuários receberam roteiros personalizados com base em suas seleções. No total, a campanha ajudou a contribuir para um aumento de 20% na demanda de passageiros, um aumento de 25% na demanda por quarto noturno.

Discover More Texas

O turismo do Texas trabalhou conosco no Discover More Texas, uma campanha criada para incentivar os viajantes dos Estados Unidos a descobrirem e experimentarem um lado inesperado do destino – incluindo sua culinária.

A Discover More buscou os usuários através de conteúdo rico, além de videoclipes  revelados ao longo de uma jornada digital de quatro semanas através. Para isso, foram escolhidos quatro temas distintos de viagem: diversão em família, comida, atividades ao ar livre e experiências da cidade.

Puglia Travel Flavors

Roma, Milão e Veneza são as cidades mais visitadas na Itália. Puglia, contudo, queria aumentar as reservas, destacando a beleza natural da região, a arquitetura deslumbrante e a culinária natural e saudável. O portal de turismo da região, assim, optou por colaborar com a Media Solutions na campanha Puglia Travel Flavors.

A campanha também apoiou o turismo sustentável, incentivando os viajantes a olhar para além dos destinos turísticos italianos mais convencionais e explorar a região de Puglia através da culinária.

A campanha ainda forneceu os seguintes pontos aos viajantes:

  • um “menu de emparelhamento” de pratos de diferentes locais de Puglia;
  • um pequeno vídeo da preparação de cada prato e a localização regional em que é servido;
  • um menu Antipasti, Primo e Dolce, que depois de concluído, gerou um itinerário personalizado com base na região de cada prato;
  • caminhos adicionais para explorar, ainda mais, com páginas de reservas da Expedia.com e a página do Instagram do Portal de Turismo da Região de Puglia.

O resultado? Uma campanha que inspirou os usuários a explorar além do caminho batido e a experimentar uma jornada de viagem em Puglia, afinada de acordo com seus gostos.


Leia também:
Braztoa inclui fases e nova categoria ao Prêmio de Sustentabilidade
MTur lança vídeo do vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade
BLTA premiará associados com projetos de sustentabilidade neste mês

O post Gastronomia pode promover o turismo sustentável? Conheça 3 exemplos apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.