O que precisa para se formar em Gastronomia? – Confira passo a passo!

Posted On By leticia
formar em Gastronomia
0 0
Read Time:4 Minute, 0 Second

O que precisa para se formar em Gastronomia? Quais são os requisitos necessários a serem seguidos por parte de quem deseja se tornar um chefe de cozinha com diploma embaixo do braço? Quais são as maneiras de ingressar em um curso como esses? Existe curso de gastronomia gratuito em federais e universidades públicas ou somente nas faculdades privadas?

Cozinhar é o sonho ou o dom de muitas pessoas, podendo ser ambas as coisas ao mesmo tempo. Há aqueles que acreditam cozinhar muito bem, tendo isso como sua paixão, e buscam formalizar esse dom através de um diploma que lhe ofereça a chance de entrar em um mercado de trabalhado concorrido e desejado por muitos.

Por outro lado, temos aquelas pessoas que nem cozinham tão bem, mas são apaixonadas por Gastronomia, assistem programas como MasterChef e sonham em, um dia, poderem chegar até um patamar importante dentro da área que possui muitas carreiras diferentes, muitas dessas que solicitam um diploma em gastronomia.

Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre os métodos de ingresso em um curso de Gastronomia, este que pode ser o “empurrão” que você precisa para realizar o sonho de sua vida. Leia conosco e descubra o que precisa para se formar em Gastronomia. Vamos lá!

Existe curso de Gastronomia?

Afinal, existe curso de Gastronomia? Muitas pessoas, por falta de conhecimento, acreditam que não existe um curso real de Gastronomia, muitas vezes rebaixando a grade curricular a somente “Culinária”, quando na verdade envolve muito mais coisas do que apenas aprender a cozinhar meras receitas.

Para sua felicidade, sim, existe um curso de Gastronomia. Apesar de recente, é um curso regulamentado pelo Ministério da Educação, o MEC, estando presentes em muitas universidades e faculdades Brasil afora. Portanto, recomendamos que continue lendo conosco para descobrir o que precisa para se formar em gastronomia.

O que precisa para se formar em Gastronomia?

E o que precisa para se formar em Gastronomia? Como mencionado anteriormente, neste conteúdo vamos explicar em partes tudo aquilo que você precisa fazer para conseguir um diploma de gastrônomo, ou seja, para que seja uma pessoa formada no curso de Gastronomia.

Apesar de óbvia, essa é a resposta mais sensata para sua pergunta, e até mesmo muitas vezes necessária. Para ser formado em Gastronomia, é necessário ter o diploma que comprove que você cursou a grade curricular de Gastronomia, seja em uma universidade pública ou particular.

Dizemos que é necessário ressaltar esse ponto porque muitas pessoas pensam que basta um simples cursinho de 6 meses na área para ser considerado um profissional de Gastronomia.

Como mencionado, ainda é um curso muito recente, o que acaba deixando as pessoas com falta de informação. Não caia em contos de fadas, não é possível se formar em tão pouco tempo. Em todas as universidades regulamentadas pelo MEC, existem dois tipos de cursos de Gastronomia:

  • Tecnólogo: curto e com maior ênfase na prática em si, preparando para a área de trabalho. A duração mínima é de 2 anos;
  • Bacharelado: um curso bem mais abrangente, que visa formar o profissional para toda a área em que se é possível atuar na Gastronomia. A duração mínima é de 4 anos.

Como cursar Gastronomia em uma faculdade particular?

Como cursar Gastronomia em uma faculdade particular? Você quer saber o que é preciso para se formar em Gastronomia, e vamos começar explicando o que você deve fazer caso não queira passar tanto trabalho, quem sabe pagando uma mensalidade considerável. Para fazer isso, existem duas formas:

Passando no vestibular

O vestibular é o processo seletivo de entrada sem bolsas. Apesar de você poder simplesmente pagar a faculdade, não significa que tem vaga. Muitas pessoas desejam fazer o curso em instituições particulares, uma quantidade maior do que as vagas disponíveis. Por isso, é necessário fazer um vestibular proposto pela própria instituição. Caso passar, será necessário pagar a mensalidade integral.

Fazendo o ENEM

A segunda forma de entrar em uma faculdade de Gastronomia particular, seja tecnólogo ou bacharel, é se inscrevendo no ENEM. Dependendo da sua nota, é possível passar pela nota de corte do ProUni ou FIES.

O primeiro é um programa do Governo Federal que visa conceder descontos integrais ou parciais das mensalidades de cursos privados, já o segundo, que também é um programa do Governo Federal, concede um financiamento estudantil integral ou parcial que pode ser pago até 18 meses após sua formação completa.

Como cursar Gastronomia em uma faculdade pública?

E como cursar Gastronomia em uma universidade federal ou pública? Bem, aqui o único método de ingresso é através do ENEM. Como os cursos são gratuitos, é a nota da prova que serve como base para a escolha de novos alunos. O único processo seletivo daqui é o SiSU. Estando dentro da nota de corte para o curso, você pode iniciar seus estudos. Até a próxima!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %