A Flip, Feira Literária de Paraty acontece de 10 a 14 de julho de 2019. Este ano o evento traz algumas novidades como um aplicativo que fará a transmissão ao vivo das mesas do Programa Principal, acessibilidade em LIBRAS, programa educativo com oficinas, rodas de conversa, mediadores literários e muito mais.feira literária de paraty

Esse ano, a Feira tem por objetivo discutir temas Euclidianos, em diversas formas de linguagem e expressão, voltados ao pensamento, à escrita, a arte e a educação. Uma justa homenagem ao escritor carioca Euclides da Cunha, autor da imortal obra “Os Sertões” tida por muitos literatos como a cosmogonia do povo brasileiro.Os sertões

Outro homenageado da Feira esse ano é o cineasta Glauber Rocha, que estaria completando 80 anos esse ano. Na quinta-feira, 11/07, no Auditório da Praça, haverá a exibição do icônico filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964) dirigido por Glauber Rocha. Filmado em Monte Santo, na Bahia, faz uma referência geográfica e religiosa da região de Canudos e do livro “Os Sertões” de Euclides da Cunha, contando os dissabores e inquietações do sertanejo que vive entre os conflitos com os grandes latifundiários e a religiosidade. O filme foi considerado um marco do Cinema Novo.Deus e o diabo na Terra do Sol

Fique por dentro das novidades para curtir um dos eventos mais importantes do ano! Conheça Paraty e desfrute de arte, cultura e literatura! Quem lê, viaja!

App de transmissão ao vivo

Através da nova plataforma os usuários poderão assistir ao vivo, às mesas literárias da 17ª edição da feira, com notificações do que acontece no programa principal. Assuntos relacionados a cultura, arte, literatura e ocupação de espaços públicos. Disponível para Android e IOS. O app está disponível para todos que se interessem pelas discussões da Flip que envolvem cultura e sociedade contemporânea. Haverá também a publicação de conteúdos exclusivos, como entrevistas, mesas e melhores momentos da Festa Literária. Maiores detalhes no site da Flip

Acessibilidade em Libras

Em parceria com a organização Mais Diferenças, o evento terá atrações que contam com acessibilidade em libras. Haverá intérprete de libras em três mesas literárias do Programa Principal, no Flip Slam, e em atividades do Programa Educativo. A Mais Diferenças também estará presente nos Pés de Livro, na Praça da Matriz, exibindo livros audiovisuais com recursos de acessibilidade. Confira a programação completa.

Programa Educativo

O programa educativo é uma das tradições da Flip, representa um dos principais motivos de existência da Feira, a formação do futuro leitor. Por isso, a feira realiza uma série de ações como oficinas, rodas de conversa, apresentações artístico-culturais e mediações de leitura em vários espaços. Confira a programação completa. Entre as diversas ações, a Flip conta com a Biblioteca Comunitária Casa Azul, situada na ilha das Cobras que no período da feira, passa a ser itinerante, levando parte de seu acervo à Central Flipinha, localizada na Praça da Matriz em Paraty.

banner flip

O Barco Educativo oferece transporte gratuito entre o Centro Histórico e a biblioteca Comunitária Casa Azul, como uma forma de vivência artística – contemplando a feira literária do mar. Durante a travessia, poesia, música, leitura dramática, contação de histórias entre outras atividades. Além disso, a biblioteca casa Azul oferece, junto a Desdobras Raras, uma série de oficinas dedicadas a encadernação, cultura do papel e vivência criativa como forma de integração do público com diversas técnicas de corte e dobra de papel, encadernação, colagem, estêncil, pintura, desenho entre outras linguagens.

Autores

As mesas literárias contam com o debate de autores brasileiros e internacionais consagrados, dentre os quais destacamos Amyr Klink, Adriana Calcanhoto, Ailton Krenak, David Wallace Wells, Gaël Faye, Guilherme Wisnik, Miguel del Castillo entre outros.

 

Onde ficar em Paraty?

Para uma experiência completa da FLIP procure se hospedar próximo ao Centro Histórico – Há diversos hotéis em Paraty para todos os gostos e possibilidades, dentre os quais destacamos:

Pousada Recanto do Jabaquara

Pousada Recanto da Ladeira

Hotel Pousada do Forte Paraty

Pousada Acquarela

Pousada Estrela de Paraty

Capelinha vista aérea Paraty

O Hurb valoriza o que é mais importante: Você. Conheça muitos hotéis e resorts e viva mais histórias.

O post FLIP – A Feira Literária de Paraty começa hoje,10/07 trazendo novidades! apareceu primeiro em Viajante HU | Dicas de Viagem, Roteiros Nacionais e Internacionais.