Pesquisadores norte-americanos constataram que o tradicional filtro de barro, presente em grande parte das casas brasileiras, é o melhor sistema de purificação de água do mundo.

Compre passagens de ônibus com desconto!

filtro-de-barro
Créditos: Viver na Boa – O dia mais importante? Hoje.

Graças a sua camada de filtragem em cerâmica, o produto passou nos testes realizados e o resultado final é que o filtro é muito eficiente no trabalho de retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.

Clique aqui e reserve hotéis no Brasil!

O resultado da pesquisa foi publicado no livro “The Drinking Water Book”, de Colin Ingram e, apresenta a maneira que a purificação da água é realizada. Uma particularidade interessante é que a filtragem é realizada através da gravidade, onde as águas passam pelas velas e ficam gotejando lentamente para o reservatório inferior, processo que não é repetido em tubulações e torneiras normais.

filtro-de-agua-de-barro
Créditos: Eu Sem Fronteiras

Um outro ponto do filtro é que embora seja uma ótima opção doméstica, é necessário tomar certos cuidados, sobretudo com a limpeza e manutenção regular, além da troca das velas.

Clique aqui e conheça os melhores hotéis internacionais!

Em termos de saúde, o filtro de cerâmica combate a presença de chumbo em 95% e do parasita Criptosporidiose em 99%, que podem causar diarreias e infecções intestinais.

Vale muito a pena ter um filtro desse em casa. Concorda?

Viva mais histórias com o Hurb e descubra mais curiosidades visitando nosso Instagram!

O post Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo apareceu primeiro em Viajante HU | Dicas de Viagem, Roteiros Nacionais e Internacionais.