A isenção de visto de entrada para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão deverá quadruplicar volume de visitas ao Brasil, de acordo com a FecomercioSP. Segundo a entidade, a medida deve gerar uma injeção de gastos extras de R$ 6,4 bilhões ao ano.
O acordo unilateral era uma demanda antiga da Entidade e havia sido divulgada no ano passado aos candidatos à presidência. Segundo o Ministério do Turismo, em 2017, 478 mil turistas americanos entraram em território nacional.
No mesmo ano, no Peru, país também distante dos Estados Unidos e com 32 milhões de habitantes (15% da população brasileira), 15% do tamanho do Brasil e que não exige visto aos americanos, entraram 600 mil turistas, segundo a PromPeru.
Para a FecomercioSP, diante da dimensão do Brasil é natural afirmar que, em termos proporcionais de tamanho e população, é possível imaginar um número até quatro vezes maior que o atual em volume de turistas americanos.
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Outras medidas necessárias
No entanto, de acordo com a entidade, sem políticas públicas coerentes e compreensão da dinâmica dos diferentes mercados, esse volume pode não ser atingido.
Dessa forma, além da isenção dos vistos para americanos, a FecomercioSP crê que é necessário pensar em estratégias claras de combate à violência, melhoria das infraestruturas, como rodovias e aeroportos e, também, contribuir para a formação de mão de obra qualificada, com aprendizado da língua estrangeira.
O Brasil, ao firmar esse acordo, segue na direção correta de contribuir para o turismo nacional. Para a presidente do Conselho de Turismo, Mariana Aldrigui.
“A isenção unilateral beneficia o turismo ao incluir passageiros que decidem por impulso e motivados por promoções. O visto é uma barreira especialmente nesses casos. Outros países com interesses comercial e turístico no Brasil devem ser avaliados, para que se alinhe esse tipo de ação com outras de comércio exterior e parcerias estratégicas para o País”, afirmou.
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