A demanda por viagens no Brasil cresceu 26% no primeiro trimestre do ano, se comparado com o mesmo período de 2018. Pelo menos é esse o apontamento do Grupo Expedia, baseado nas pesquisas realizadas dentro da plataforma. Além disso, os meses de maior movimento foram fevereiro, para viajantes internacionais, e janeiro, no mercado doméstico.
Ainda de acordo com a plataforma, os destinos mais procurados no País, e seus respectivos aumentos de demanda, foram Rio de Janeiro (quase 15%), São Paulo (22%) e Salvador (quase 22%). Em seguida, estão cidades como Fortaleza (quase 35%), Curitiba (quase 18%), Brasília (mais de 30%) e Florianópolis (23%).
Veja os números de maneira mais detalhada:
Hotel + voo
A demanda por pacotes turísticos (hotel + voo) cresceu quase 23% no primeiro trimestre de 2019. Havendo uma antecedência média de 46 dias e hospedagem média de quatro dias. A categoria de hotel mais demandada, aliás, foi a de três estrelas, com 63% do total. Em seguida está a categoria quatro estrelas, com 18%. Já a reserva apenas por hotéis cresceu quase 27%, com antecedência de 20 dias e hospedagem média de dois dias.
LEIA MAIS: + Demanda de viagens em São Paulo cresce devido a Parada LGBT, diz Expedia + Expedia: crianças cada vez mais influenciam as viagens em família + Expedia Group apresentou Travel & Tech Summit no Brasil pela primeira vez
Em ambos os casos, brasileiros, norte-americanos e argentinos foram as principais nacionalidades entre os viajantes. Nas buscas por aplicativo mobile, a procura pelo Brasil cresceu em todos os mercados – os Estados Unidos, que representam a maior demanda neste canal, cresceram acima de 45% no primeiro trimestre de 2019.
“Não basta mais apenas oferecer uma listagem em uma plataforma com alcance global. O valor de nossa parceria tem que estar em fornecer insights, tecnologia de ponta, informações e mecanismos para o setor turístico fazer suas escolhas, se preparar cada vez melhor e aumentar seus ganhos”, afirma o vice-presidente e market management do Grupo Expedia na América Latina, Freddy Dominguez.
Confira mais detalhes do levantamento:
Principais emissores
O mercado doméstico continua gerando a maior demanda pelos destinos brasileiros, com quase 34% de crescimento no primeiro trimestre de 2019. No mercado internacional, os países com a maior procura pelo Brasil são, na ordem: Estados Unidos, Argentina, Chile, México, Reino Unido, França, Espanha, Irlanda e Alemanha.
Na divisão mensal por país, aliás, os argentinos tiveram a maior parte de suas viagens para o Brasil realizadas em janeiro, enquanto fevereiro foi o mês de preferência dos chilenos, e março foi o mês com maior demanda a partir de Reino Unido e Estados Unidos.
Leia também:
– Cresce 14,6% o número de visitantes internacionais no Brasil a lazer
– 11 estados registram alta no número de turistas internacionais
– Cap Amazon representará DMC especializada em Oriente Médio; conheça
O post Expedia: demanda por destinos brasileiros cresce 26% no 1ºT2019 apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.