Entenda os nomes dos pratos da culinária japonesa

Entenda os nomes dos pratos da culinária japonesa

A culinária japonesa (was 食, washoku) oferece uma abundância de delícias gastronômicas com uma variedade ilimitada de pratos regionais e sazonais.

Os restaurantes no Japão variam de barracas de comida móvel a ryotei com séculos de idade, bebedouros atmosféricos, terraços sobre rios, lojas de cadeias baratas e restaurantes temáticos exclusivos sobre ninjas e robôs.

Com tanta variedade em sua culinária é comum você ficar um pouco perdido com os nomes dos pratos japoneses.

Pensando em te ajudar, separamos um pequeno glossário para você entender os nomes dos pratos da culinária japonesa.

Sushi – 寿司

O sushi é um dos primeiros alimentos que nos lembram quando pensamos na culinária japonesa.

Essa iguaria foi um dos primeiros pratos japoneses a serem exportados para os EUA após a Restauração Meiji em 1868 e, desde então, sua popularidade aumentou ano após ano.

A palavra sushi refere-se a qualquer prato feito com arroz japonês temperado com vinagre de arroz.

Variedades comuns de sushi incluem makizushi (arroz de sushi e recheios enrolados em alga nori), sushi nigiri (montes de arroz de sushi em forma de mordida com fatias únicas de peixe cru ou similar envolto por cima) e inarizushi (arroz de sushi recheado dentro bolsos de inari; um tipo de tofu frito temperado).

Udon – うどん

Uma das três principais variedades de macarrão comidas no Japão; O macarrão udon é espesso, mastigável e tradicionalmente feito de farinha de trigo e água salgada.

O Udon pode ser servido de várias maneiras diferentes (misturado em frituras, adicionado a panelas quentes, servido frio com uma   base de sopa de tsuyu ou tentsuyu ao lado para mergulhar), mas é mais comumente usado em sopas de macarrão, onde são servidas em um caldo de sopa saboroso com diferentes guarnições.

Alguns dos pratos mais comuns de sopa de macarrão de udon incluem kitsune udon (‘fox udon’, coberto com tofu frito aburaage), tempura udon (coberto com legumes e frutos do mar temperados com tempura) e chikara udon (‘power udon’, coberto com bolos de arroz mochi grelhados).

Tofu – 豆腐

Embora o tofu seja considerado principalmente nos países ocidentais como um alimento saudável ou uma alternativa vegetariana, em países do sudeste asiático como o Japão, o tofu (particularmente o tofu de seda) é apreciado por todos e é uma parte comum da dieta tradicional.

Para responder à pergunta “o que é tofu?”, ele é leite de soja que foi coagulado, com a coalhada resultante pressionada em blocos.

Esses blocos vêm em diferentes níveis de firmeza e podem ser comidos crus (talvez com algumas guarnições salgadas), cozidos em panelas quentes ou fritos em pedaços saborosos de aburaage e usados ​​como enfeite.

Tempura – 天 ぷ ら

Se você gosta de frituras crocantes, vai adorar tempura. Tempura são pedaços ou fatias de carne, peixe e / ou legumes que foram cobertos por uma massa especial de tempura e fritos até ficarem crocantes e dourados.

Ao contrário dos nossos alimentos empanados e fritos, onde os alimentos agredidos tendem a ser feitos com carnes e peixes, o tempura costuma ser feito com pequenos moluscos como camarões ou vegetais como feijão verde, abóbora, rabanete daikon mooli e batata-doce.

O tempura pode ser comido por si só (talvez com um pouco de daikon ralado e um pequeno prato de tsuyu para mergulhar) ou servido em cima de tigelas de arroz ou sopas de macarrão.

Sashimi – 刺身

Possivelmente um dos pratos mais controversos de toda a culinária japonesa, o sashimi é peixe ou carne crua que foi cortada em fatias finas e normalmente é servida com rabanete daikon, gengibre em conserva, wasabi e molho de soja.

O sashimi difere do sushi, pois todo o sushi é feito com arroz vinagre e nem sempre contém peixe cru, enquanto o sashimi é quase exclusivamente peixe cru e nunca é servido com arroz.

O peixe usado para fazer sashimi deve ser o mais fresco possível, tanto para minimizar o risco de contaminação quanto porque o peixe mais fresco contribui para o sashimi mais saboroso.

Ramen – ラ ー メ ン

O ramen é um prato de sopa de macarrão composto por macarrão de trigo (também conhecido como “macarrão ramen”), um caldo saboroso (molho de soja, sal, missô e osso de porco tonkotsu são as quatro principais bases de caldo de ramen) e coberturas de carne, proteína, e / ou vegetais como carne de porco fatiada, alga nori, cebolinha, brotos de bambu e outros.

O Ramen é uma das iguarias favoritas absolutas do Japão atual, custando muito pouco e sendo amplamente disponível em restaurantes e bares ramen (que estão em quase todas as esquinas). De fato, o ramen japonês é tão popular que existe um museu / parque de diversões com tema de ramen em Tóquio.

Assim, esses são alguns dos principais nomes da culinária japonesa e suas devidas explicações para sanar um pouco da sua curiosidade sobre esta vasta cultura.