Próximo ao Parque Histórico Nacional de Klondike Gold Rush, a remota cidade de Skagway no Alasca, tem chamado muita atenção e atraído visitantes de todas as partes do mundo. O motivo é que uma de suas moedas podem ser colhidas nas árvores da região.
Os famosos brotos de abeto (árvore conífera da família dos pinheiros) são utilizados como dinheiro em alguns estabelecimentos e podem ser transacionados para negociar comida, lenha, café e até cerveja.
A região revive uma época de sucesso, já que no século 19, o vilarejo era famoso por atrair aventureiros para a corrida do ouro. Hoje, ao invés de pepitas, quem dá as cartas no negócio local são os brotos de abeto.
A origem das negociações com a iguaria começou com uma tribo indígena chamada Tlingit e que misturava os brotos em seus chás, por acreditarem que os brotos eram ricos em Vitamina C (E realmente são).
Clique aqui e reserve hotéis fora do Brasil COM DESCONTO!
Além disso, eles foram utilizados em outras composições, como uma cerveja feita pelo capitão James Cook no final da década de 1770. Atualmente, a matéria prima serve para temperos, molhos e também possuem diversas funcionalidades como pomadas e cremes, com propriedades antimicrobianas que auxiliam no tratamento de picadas de insetos.
A cidade é pequena e os seus quase 1.000 habitantes não fazem uso de nenhum tipo de economia agrícola, por conta disso, colher os brotos passa a ser o mais próximo que as pessoas conseguem da máxima de “viver do campo”. No verão, o local recebe cerca de 10 mil passageiros de cruzeiros por dia e, muitos chegam para apreciar os diversos produtos à base de brotos de abeto. Cerveja e sorvete são os mais procurados.
Consulte os melhores hotéis fora do Brasil COM DESCONTO!
Dona da Glacial Naturals, empresa que fabrica produtos artesanais como velas, sabonetes e óleos a partir da flora local, Annemarie Hasskamp relata que ao site Época Negócios que “Só o fato de eu poder sair e encontrar algo de graça, colher sustentavelmente algo de que gosto e transformar em um produto alimentício com valor agregado – só de fazer isso, aumenta o valor monetário que ele tem para mim”.
Uma das cenas mais comuns na cidade é chegar na cervejaria Skagway Brewing Co., pedir uma cerveja artesanal local à base de brotos de aberto e pagar com um saco cheio da matéria prima da cerveja.
O grande desafio da comunidade é preservar a atividade e passá-la adiante para as próximas gerações, já que faz parte da cultura local. Um detalhe importante é que quem participa da colheita não pode colher brotos que não estão maduros o suficiente, tampouco maduros demais e aqueles que estão sem a concentração apropriada de açúcar.
Viva mais histórias com o Hurb!
O post Conheça a cidade onde ‘dinheiro’ cresce em árvore apareceu primeiro em Viajante HU | Dicas de Viagem, Roteiros Nacionais e Internacionais.