Pode-se afirmar que grande parte das pessoas ama viajar! O ato de viajar traz uma infinidade de benefícios para as pessoas, tanto físicos, quanto emocionais!
Na hora da viagem, as pessoas têm acesso a toda uma realidade diferenciada, realidade essa que mostra para elas o quanto o mundo é rico e cheio das mais diversas possibilidades e realidades.
Mas existem alguns detalhes que podem dar uma pequena atrapalhada nesse momento tão esperado, como é o caso da pessoa ir viajar para um país onde ela não fala a língua local. Isso é muito comum de acontecer, e certamente a pessoa não irá aprender a falar aquele idioma apenas para uma viagem específica, não é mesmo?
Pensando nessa temática, no artigo de hoje traremos algumas dicas relacionadas a esse tema, analisando com mais detalhes como uma pessoa pode viajar para um país do exterior sem falar o idioma local.
O idioma pode ser uma barreira
O idioma necessariamente não precisa ser uma barreira, como uma questão definitiva para a escolha do país que a viagem será feita. A verdade é que, nos dias atuais, a era da globalização está em pleno desenvolvimento, o que torna essas viagens muitos mais fáceis de serem realizadas.
Se o leitor está planejando ir viajar para um país em que não sabe a língua local, não se preocupe e pode vir com a gente! Traremos algumas dicas fundamentais por aqui para que o idioma, de maneira alguma, seja uma barreira nesse momento.
Como viajar para o exterior sem falar o idioma local?
Para as pessoas que falam inglês, nem que seja apenas um pouco, essa missão certamente será um pouco mais fácil do que para as demais. Isso porque, o inglês é uma das línguas mais faladas em todo o mundo. Muitas pessoas que trabalham em outros países, principalmente no ramo de viagens e turismo, falam inglês!
E isso facilita, e muito, a vida de quem não sabe falar a língua nativa do país, mas consegue se comunicar em inglês.
Mas fora isso, e mesmo quando não houver ninguém que fale inglês por perto, algumas outras dicas podem ser adotadas, que são:
Escolha países com idiomas familiares (ex portugues e espanhol)
Se a pessoa for viajar para países que falam idiomas mais familiares com o português do Brasil, certamente essa missão será muito mais fácil de ser concluída com sucesso.
Isso porque esses países costumam receber muitos turistas brasileiros, e esse diálogo pode ficar extremamente mais fácil de ser feito.
Os países que falam Português são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Portugal.
Os países que falam Espanhol são: Venezuela, Uruguai, Saara Ocidental, República Dominicana, Porto Rico, Peru, Paraguai, Panamá, Nicarágua, México, Honduras, Guiné Equatorial, Guatemala, Espanha, Equador, El Salvador, Cuba, Costa Rica, Colômbia, Chile, Bolívia e Argentina.
Como podemos ver, são muitas opções de países, não é mesmo? Lembrando que são países muito bonitos, com muitas histórias e que podem ser uma ótima opção para a escolha da viagem!
Aprenda palavras-chave
Uma boa dica para quem vai para um país sem ter ideia da língua nativa do mesmo, é de que a pessoa aprenda algumas palavras sobre essa língua, palavras essas que certamente serão usadas em alguma situação específica.
Algumas dicas de palavras e frases, são: “Obrigada”, “Qual o valor?”, “Qual o caminho certo para…”, “Bom Dia”, “Boa Tarde”, “Boa Noite”, “Onde tem um restaurante?”, “Onde peço um táxi?”, “Onde fica o banheiro?”.
Aprender algumas palavras, as mais usadas, nesse idioma, certamente ajudará muito na viagem, facilitando a comunicação e permitindo que as principais dúvidas e necessidades sejam atendidas.
Utilize linguagem não verbal
Não é apenas pela boca que as pessoas conseguem se comunicar! Elas podem se comunicar também por gestos, toques, postura e mesmo com o olhar.
Esse tipo de linguagem pode facilitar muito na hora da viagem, dado que por gestos, é muito mais fácil que a pessoa local entenda o que o viajante está precisando.
Uma dica muito bacana também é a pessoa comprar uma camiseta com estampa de ícones. Essa camiseta contém diversos ícones importantes relacionados a viagens, como banheiro, restaurante, sol, mar, etc.
Com ela, o viajante pode apontar para o ícone que necessita, ela também pode ajudar na elaboração de perguntas, com a combinação de dois ícones da camiseta. Exemplo: (comida+mar = procurando um restaurante perto do mar).
Aposte nos aplicativos
Por último e não menos importante, a era globalizada conta com a ajuda dos aplicativos disponíveis nos dispositivos móveis para aproximar as pessoas também com o uso da linguagem verbal.
Existem diversos aplicativos disponíveis que traduzem diversas línguas de forma instantânea, facilitando nessa linguagem e permitindo que as pessoas locais e os viajantes consigam se comunicar de uma maneira muito fácil, rápida e extremamente prática.