Comida di Buteco

Você já ouviu falar sobre o comida di buteco? Ele é um concurso gastronômico que surgiu no ano de 1999 na cidade de Belo Horizonte e está presente em 21 cidades do país.

Veja também: 10 Melhores lugares para sair e paquerar em BH.

Os botecos participantes criam petiscos especiais para o concurso que é experimentado e votado pelo público e pelo júri, ambos com o peso de 50%.

Ele reúne diversos botecos para uma competição saudável, onde a maior diversão é participar. Cada cidade elege o seu campeão e, depois, o campeão do país.

O concurso incentiva a simplicidade, originalidade e autenticidade dos pratos e estabelecimentos. Ele ganhou bastante prestígio ao longo de sua trajetória e isso proporcionou muita visibilidade para os estabelecimentos participantes.

Quer saber como participar do comida di buteco? Continue a leitura e confira as principais regras.

Como participar do comida di buteco

Para participar do concurso Comida di Buteco, os botecos precisam ser indicados e selecionados pela equipe de organização do concurso. Essa seleção ocorre com um ano de antecedência.

Você pode indicar ou consultar a lista de participantes pelo site do concurso ou baixando o aplicativo.

O link para acesso é http://www.comidadibuteco.com.br/contato/

Feito as indicações, a produção do concurso realiza visitas aos botecos e faz avaliações sobre a responsabilidade e participação do proprietário do negócio, bem como do ambiente, cardápio, localização, higiene e vários outros fatores.

É uma análise bem precisa e minuciosa, pois o concurso tem um perfil de participantes bem específico, logo, todos os participantes precisam se adequar.

Se você quiser se preparar para participar do Comida di Buteco, o ideal é conferir todas as regras e requisitos para facilitar e fazer com que o seu boteco seja escolhido. Essas informações estão no site citado acima.

O boteco escolhido é posteriormente convidado a participar daquela edição do concurso e recebe todas as instruções para sua realização. As vagas são limitadas, bastante disputadas e os estabelecimentos não pagam para participar.

Cada boteco cria um petisco especial para o concurso e ele fica disponível no cardápio para que os clientes e jurados possam degustar e votar no seu preferido. Esses pratos são feitos com muito carinho e personalizados para te proporcionar a melhor experiência possível.

Os critérios avaliados são 4: Petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida e a nota varia de 1 a 10. A duração do concurso é de um mês e após escolhidos os vencedores de cada cidade, se inicia a competição pelo prêmio nacional.

O prêmio nacional é disputado entre os vencedores de cada cidade, no mesmo formato do prêmio das cidades. Os jurados e participantes visitam todos os estabelecimentos e votam com as mesmas regras.

Cabe ressaltar que a votação é de responsabilidade de uma empresa especializada e confiável.

3 últimos ganhadores do comida di buteco BH

Ganhador de 2019: O bar Tanganica Art Bar

O mais recente vencedor do concurso Comida di Buteco, em 2019, foi o bar Tanganica Art Bar e ele teve a honra de vencer o prêmio especial de 20 anos do concurso, que fora criado em 1999. O concurso teve a presença de 52 botecos participantes.

O prato que recebeu o prêmio foi o “Vegano Di Buteco”, que é feito à base de berinjela recheado com funghi e shitake, servido com pururuca e molho madeira vegano. 

Comida di buteco
Foto: Site do Comida di buteco

Ganhador de 2018: Bar Bambu

O Bar Bambu foi o vencedor da edição de 2018, com o prato “Pirô na batatinha“, feito de Batata recheada com lombo assado e desfiado com requeijão cremoso e regado com molho barbecue. Delícia, não é?

O Bar Bambu está localizado no bairro Salgado Filho e ganhou o prêmio de melhor boteco de BH, em sua primeira participação. 

Bar bambu
Foto: Site do Comida di buteco

Ganhador de 2017: Bar Retrô Botequim Temático

O vencedor de 2017 foi o bar Botequim Temático com o prato “Ossobuco du Retrô” que é um ossobuco italiano com molho retrô mineiro, servido com guisado de quinoa peruana e torradas.

O tema das receitas desse ano foi “cereais” e o boteco participou pela primeira vez no concurso e alcançou esse prêmio tão almejado.

A cidade de Belo Horizonte é a grande responsável por todo o sucesso desse concurso, pois foi lá que esse fenômeno começou.

Na região de BH você encontra dezenas de botecos que já participaram do concurso e maioria deles ganhou muita visibilidade e se tornou referência no assunto.

Vários desses bares possuem no seu cardápio as opções dos seus pratos que participaram de edições anteriores do concurso.

Não deixe de conhecê-los e apreciar a sua culinária raiz, além de poder experimentar os pratos ganhadores ou participantes da competição.