Após um vídeo circular pelas redes sociais afirmando que a MSC descarta esgoto em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) decidiu se posicionar.
Em nota, a entidade reforça que as companhias marítimas seguem uma rígida legislação de tratamento de resíduos líquidos e sólidos nacional e internacional. Além disso, destaca que “não se trata da política de uma empresa, mas sim de normas de todo o setor, que trabalha com segurança para preservar o meio ambiente”.
“Sobre o vídeo que está circulando nas redes sociais e que trata de um possível descarte de esgoto de um navio no mar de Balneário Camboriú, reiteramos que a mancha que aparece trata-se de uma consequência do movimento dos motores revolvendo o material do fundo quando o Navio está parado ou manobrando. Atualmente, as embarcações ficam paradas dinamicamente, com os motores funcionando, para não girarem no eixo e, por ficarem a poucos metros do fundo, levantam areia, argila ou lama apenas em volta do Navio. Os sistemas de tratamento de resíduos são de última geração e o descarte só é feito a mais de quatro milhas da costa e em movimento, depois de um rígido tratamento, que resulta, na maioria das vezes, em um produto mais limpo do que a água em que os Navios navegam”, declara a Clia Brasil em comunicado.
Para complementar, a associação enumerou alguns exemplos de práticas atuais, como:
- Todas as escalas de navios dentro do Brasil são fiscalizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela Marinha do Brasil. Vale ressaltar que todas, sem exceção, são aprovadas por seguirem as normas.
- As empresas associadas à CLIA respeitam a política de descarte zero de esgoto sem tratamento, seguindo a MARPOL (Convenção Internacional para Prevenção da Poluição por Navios), e, muitas vezes, fazem muito além do que é indicado.
- Os navios de cruzeiros das companhias associadas à CLIA possuem oficiais de segurança ambiental a bordo, responsáveis por controlar todos os processos de tratamento de resíduos, reciclagem de materiais, além de coordenar e monitorar os procedimentos internos, visando atender às normas nacionais e internacionais.
- As companhias de cruzeiros reciclam 60% mais resíduos por passageiro do que uma pessoa recicla, em média, em terra.
- A cada ano, as empresas de cruzeiros reciclam 80.000 toneladas de papel, plástico, alumínio e vidro no mundo.
Também, por meio de vídeo, destacou sobre o assunto, deixando claro que, em tempo de fake news, o material é um boato. Confira:
LEIA TAMBÉM: - Fórum Clia Brasil reúne players do setor de cruzeiros em Brasília (DF) - 2º Fórum Clia Brasil 2018 debaterá o futuro dos cruzeiros, em Brasília - CLIA Brasil apoia o Ministério do Turismo no projeto Brasil Braços Abertos
O post Clia Brasil se posiciona após boatos de descarte de esgoto em SC apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.