Itália

Já pensou como seria mudar para a Itália? Bom, esse é o desejo de muitas pessoas, tanto que a Itália é o segundo país europeu com mais pedidos de reconhecimento de cidadania por brasileiros, perdendo apenas para Portugal. Além da riqueza histórica e cultural, a Itália possui um alto índice de desenvolvimento, oferecendo uma grande qualidade de vida e muitas oportunidades para aqueles que vivem no país.

Passaporte Italiano
Passaporte Italiano

Mas vamos além: imagine como seria não apenas morar na Itália, mas ser um verdadeiro cidadão italiano.

Quem possui descendência italiana possui esse direito e é disso que trataremos abaixo. Continue lendo e saiba como conseguir, tirar e fazer a sua cidadania italiana.

Quem tem o direito à cidadania italiana?

Todos aqueles que possuem ascendentes italianos e que possam comprovar a transmissão do sangue por meio de certidões (casamento, nascimento e óbito), tem direito à cidadania italiana. Não existem limites geracionais, ou seja, um bisneto pode reconhecer a sua cidadania sem maiores problemas.

Esse processo pode ser feito em território brasileiro ou italiano, nos consulados e comune responsáveis. No Brasil, geralmente o reconhecimento de cidadania italiana demora entre 06 e 12 anos, já na Itália, processo leva cerca de 90 dias, dependendo de alguns elementos que listamos abaixo.

Documentos necessários

O reconhecimento da cidadania é feito mediante apresentação de documentos que possam provar a sua descendência, e não por meio de testes de DNA.

São os documentos necessários para a solicitação de reconhecimento italiano:

  • Certidões de nascimento;
  • Certidões de óbito;
  • Certidões de casamento.

Lembrando que é necessário a apresentação das certidões desde o ancestral, até chegar em você.

Por exemplo, se o seu bisavô era italiano, você deverá apresentar os documentos dele, de seu avô e de seu pai (além do seu, naturalmente).

Todas as certidões devem estar com todos os itens preenchidos corretamente. Qualquer erro pode levar a recusa do processo, portanto é preciso retificar erros de registro. Além disso, as certidões (já corretas) devem ser emitidas em inteiro teor no Brasil e depois traduzidas para o italiano através da uma tradução juramentada.

Onde solicitar a cidadania italiana?

Você pode estar solicitando o reconhecimento de sua cidadania italiana tanto em território brasileiro, como também na Itália.

No Brasil, esse processo deve ser realizado nos consulados italianos, levando de 6 a 12 anos para ser concluído. Atualmente, a preparação das certidões de um processo de uma família pequena, custa menos que 10 mil reais, em média.

Na Itália, esse processo deve ser feito através das Comune, prefeituras responsáveis pela região em questão. Geralmente, leva aproximadamente 3 meses para ser concluída. Em território italiano, estima-se que todo esse processo custe cerca de 30 mil reais, incluindo a preparação das certidões, montagem dos processos, passagem, alojamento e etc.

É preciso estar registrado como morador na Itália. O tempo vai sempre mudar conforme a velocidade do comune no processamento dos dados, além das respostas do consulado brasileiro, uma solicitação que a Itália faz para comprovar que ninguém foi naturalizado, algo que poderia impedir a cidadania italiana. Após o fim do processo, o cidadão recebe uma certidão, sua carteira de identidade (válida para viagens internacionais na União Europeia) e o tão sonhado passaporte vermelho, o passaporto italiano.

Um verdadeiro cidadão italiano

Quando você consegue o reconhecimento da sua cidadania italiana, você passa a ser um italiano como qualquer outro que tenha nascido no país. Para o governo, você sempre terá sido um cidadão, porém, possuindo duas cidadanias. Com isso, você tem acesso a todos os benefícios e direitos que qualquer italiano possui, podendo, por exemplo, viajar para países pertencentes da União Européia sem a necessidade de visto.

Atente-se aos documentos necessários e os passos que você terá que percorrer para conseguir obter o seu reconhecimento de cidadania. O processo é trabalhoso mas vale a pena!

Posso morar na Inglaterra com Cidadania Italiana?

Uma dúvida comum que ter surgido após o Brexit é a da possibilidade de viver legalmente na Inglaterra com a cidadania italiana. A resposta é sim!

Até dezembro de 2020 está aberto o período para aplicação da permanência de pessoas com passaporte europeu. Após isso, é grande a probabilidade de que acordos sejam feitos para que italianos e outros cidadãos europeus continuem recebendo o visto de permanência para trabalhar, estudar e viver no Reino Unido.

Posso morar nos EUA com Cidadania Italiana?

Essa é outra dúvida comum. A cidadania italiana apenas permite facilidades no processo de aplicação para morar nos Estados Unidos. Para quem pretende iniciar um negócio, a cota mínima de investimento é menor. Já para turismo, fica relamente muito fácil. Basta preencher um formulário online, sem a necessidade do estressante processo de entrevista no consulado americano.

Achou o processo complicado? Não se preocupe. Faça etapa por etapa com calma, conforme seu tempo e orçamento. O direito é garantido por lei. Evite pular etapas e não vá para a Itália antes de preparar tudo e ter uma reserva de emergência.