É perceptível que a temperatura da Terra vem sofrendo mudanças drásticas e o aquecimento global já é um dos assuntos mais discutido pelas grandes potências.  Ambientalistas do mundo inteiro alertam sobre o perigo das mudanças climáticas para o mundo. Cada vez mais frequente, os eventos climáticos como tufões, furações, terremotos, calor e frio extremo estão presentes em nossas vidas.

alimentos que podem desaparecer em pouco tempo
Créditos: Aprenda Bio

Essas mudanças afetam não só os seres humanos, mas também as plantações que enfrentam dificuldade para se manterem de pé e os mares que vem perdendo milhares de animais marinhos em tempo recorde. Se continuarmos perdendo plantações e peixes dessa forma, inevitavelmente, muitas espécies serão extintas em poucos anos.

Veja quais são os alimentos do nosso dia a dia correm o risco de sumirem:

Vinho

Por conta das altas temperaturas nos países produtores de vinho (França, Chile e Argentina, por exemplo), as uvas estão amadurecendo muito rápido, ficando doces demais para serem destiladas e acabam não produzindo as propriedades que fazem um vinho de qualidades.

vinho
Red Wine Being Poured In The Glass

Café

Segundo uma pesquisa britânica publicada no jornal científico Science Advances, 60% das espécies de café do mundo correm risco de extinção. Os motivos seriam o desmatamento e o aquecimento global que favorece na propagação de doenças e fungos nas plantações. Se continuar assim, até 2080 o cultivo do café pode ser reduzido em até 85%.

Café brasileiro MG
Créditos: Café Moinho Fino

Chá

As previsões para as plantações de chás também não são boas. Cientistas da Índia, país que concentra um grande número de produtores de chá do mundo, afirmam que as monções (ventos que mudam de direção de acordo com as estações do ano) estão afetando as plantações de chá. Ventos cada vez mais intensos, alteram o sabor das folhas deixando-as mais aguada e menos saborosas.

alimentos que podem desaparecer em pouco tempo 3
Créditos: Medical News Today

Uísque e cerveja

Sabe o que está impedindo as destilarias e cervejarias de fabricarem seus produtos? A água! Ou melhor… a falta dela. Diversas fábricas de uísque e cerveja estão suspendendo a produção temporariamente por causa da falta de água. Junto com os verões de temperaturas altíssimas, vem a seca que impede os produtos de serem fabricados.

cerveja1
Cevada – Créditos: bierbrauer.com.br

Chocolate

Um minuto de silencio para o nosso queridinho, que pode sumir do planeta em aproximadamente 50 anos. Apesar do cacau já ser conhecido por ser resistente e gostar de altas temperaturas ele vem sofrendo bastante com as mudanças climáticas. As plantações precisam de estabilidade para se desenvolverem e ventos fortes, grande volume de chuva e qualidade ruim do solo acabam causando um impacto negativo na plantação. Em Gana e na Costa do Marfim (países responsáveis por 70% do cacau produzido no mundo), a seca está fazendo com que os produtores desistam do cacau e passem a plantar dendezeiros e seringueiras que são mais resistentes.

chocolate

Peixes

Mudanças climáticas e poluição são os principais fatores responsáveis pela diminuição dos seres vivos nos oceanos. Cada vez menores e vivendo em ambiente hostil, com oceanos mais quentes, predadores com poucas opções de alimentos, plásticos e outros lixos facilmente confundidos com comida, os peixes estão desaparecendo rapidamente. Para completar, a pesca indiscriminada desses animais supera 60% do que a natureza consegue repor, ou seja, a conta não fecha.

alimentos que podem desaparecer em pouco tempo 4
Créditos: insideedition

– Clique aqui e aproveite as melhores ofertas de Ecoturismo.

Turismo Consciente. Sua viagem pode ajudar a melhorar o planeta

Plogging: Conheça a mania fitness que está salvando o planeta

Viva mais histórias com o Hurb!

O post Café, chocolate e cerveja; Veja a lista dos alimentos que podem desaparecer em pouco tempo apareceu primeiro em Viajante HU | Dicas de Viagem, Roteiros Nacionais e Internacionais.