O Bahia Principe Hotels & Resorts dará início, a partir do próximo ano, a uma estratégia ambiental que visa posicionar Samaná, na República Dominicana, como um destino ecológico reconhecido internacionalmente. O projeto inclui acordos com diversos atores regionais e nacionais, além do programa develoPPP, promovido pelo Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, e será implementado em Samaná pelo Grupo Piñero e pela Cooperação Alemã para o Desenvolvimento (Giz).
Pablo del Toro, responsável pela Gestão Ambiental no Grupo Piñero, assegura que a açõa está alinhada ao compromisso do grupo em estabelecer alianças estratégicas para a melhoria da biodiversidade nos destinos onde atua. O profissional ainda afirma que, graças ao apoio do Governo da Alemanha e da Giz, está sendo possível desenvolver este projeto.
LEIA MAIS: + Hotéis da rede Bahia Principe Hotels & Resorts conquistam nove prêmios RCI + Bahia Principe Hotels renova certificação sustentável Earthcheck Silver + Luxury Bahia Principe Cayo Levantado é eleito o melhor all inclusive do Caribe
“A empresa busca ser estratégica, propondo um projeto que atenda às principais necessidades ambientais existentes, como é o caso da gestão de resíduos, envolvendo atores locais para que sejam o motor de mudança que permitirá a diferenciação e o posicionamento do destino como um lugar biodiverso, limpo e sustentável”, complementa.
A ação será apoiada por meio de acordos com instituições e com a administração pública. Assim, propõem-se a colaboração com os ministérios da Educação e do Meio Ambiente e Recursos Naturais da República Dominicana. Com eles, serão implementados programas de educação e conscientização sobre biodiversidade, realizados nas propriedades Bahia Principe Hotels & Resorts e nas escolas públicas de Samaná participantes do projeto.
Além disso, contará com o Ministério do Meio Ambiente e com o Centro para Conservação e Ecodesenvolvimento da Baía de Samaná e arredores (CEBSE) para conduzir experiências piloto em reabilitação e restauração de bacias, monitoramento da biodiversidade da região e desenvolvimento de atividades sustentáveis em áreas de riqueza natural.
“Esperamos que mais empresas invistam em biodiversidade levando em conta a importância na tomada de decisões estratégicas. Estamos contentes pelo Grupo Piñero ter se comprometido em transformar Samaná em um destino consciente em relação à conservação e ao uso sustentável do capital natural”, disse Svenja Paulino, diretora do programa “Biodiversidade e Negócios”.
Por fim, a iniciativa também inclui uma parceria público-privada para a gestão adequada de resíduos, que será realizada em três municípios de Samaná – com projeto piloto em um deles –, em colaboração com o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais, ONGs locais e empresas especializadas em reciclagem.
Leia também:
– Bahia Principe Hotels anuncia faturamento de US$ 982 mi em 2018
– Bahia Principe ganha certificação de sustentabilidade em 19 hotéis
– Bahia Principe realiza workshop de marcas e experiências em Punta Cana
O post Bahia Principe Hotel inicia estratégia ambiental na República Dominicana apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.