As melhores dicas para viajar sozinho

Posted On By leticia
dicas para viajar sozinho

Você precisa de um empurrãozinho para tomar a decisão final de viajar sozinho? Temos os conselhos de que precisa para embarcar nesta grande aventura. Separamos as melhores dicas quando você estiver viajando sozinho.

Confira também – Os melhores paises para viajar e ter Histórias para contar.

Dicas para viajar sozinho e ter sucesso

Encontre seus próprios motivos

Contra todos os medos que surgem contra você, procure os ‘prós’: você só precisa pensar em si mesmo, no que você sente o tempo todo; Você pode ir tão rápido ou devagar quanto quiser e sem explicar a ninguém. É uma jornada que pode ajudá-lo a se desenvolver, sem que ninguém influencie suas decisões

Pratique a solidão

Você costuma ficar sozinho ou sempre faz atividades com outras pessoas? Comece a praticar antes de viajar para se familiarizar com a sensação de partilhar momentos de lazer só consigo mesmo: dar um passeio sem companhia, ir sozinho ao cinema ou ver uma exposição …

Considere o tempo que você tem

Sempre tenha em mente que é melhor ver um lugar calmo, verifique se no destino para onde você vai vão acontecer grandes eventos nas datas em que você vai. Eles podem disparar os preços de voos e acomodações.

Conheça o destino

Em cada um será conveniente ter uma preparação prévia diferente: se a zona envolvente do seu alojamento é segura, como é a cultura, a quem se dirigir em caso de emergência … Ter todos os dados é fundamental se viajar sozinho, pois ninguém pode tê-los para você. Alguns destinos são mais hospitaleiros para o viajante do que outros.

Escolha bem a sua acomodação

Embora talvez mais luxuosos, os hotéis são mais impessoais e permitem que você conheça menos pessoas. Um ‘bed & breakfast’ colocará você em contato com os anfitriões locais, que certamente estarão mais do que dispostos a lhe dar conselhos e orientações ou simplesmente conversar com você.

Escolha bem sua bagagem

Mochila ou mala? Vai depender do destino, se quer fazer o check in ou não, o peso que aquele que pode transportar … Escolha sempre aquele com mais garantia. Entre as malas, escolha aquelas com rodas multidirecionais, com zíperes resistentes e que podem ser fechadas com cadeado. Entre as mochilas, escolha aquelas que abrem na frente em vez de na parte superior, para não ter que esvaziar toda vez que precisar, com alça na cintura para melhor distribuir o peso e com compartimento removível.

Comunicação

Você tem todos os tipos de ferramentas ao seu alcance com aplicativos para celular (WhatsApp, Skype …). Saiba com antecedência se o seu alojamento tem wi-fi grátis, para que possa comunicar com os seus entes queridos quando chegar sem gastar uma fortuna. Você também pode comprar um cartão SIM no destino para onde vai e economizar custos de ‘roaming’ (embora para isso você precise de um terminal gratuito).

Não seja descuidado

Guarde seus pertences com segurança e não deixe sua bolsa ou mochila fora de sua vista. Se você chegar em um novo lugar, que seja antes de escurecer e não se desvie de lugares lotados. Guarde todos os seus pertences em um só lugar para que você possa fazer verificações rápidas sempre que precisar.

Documentos seguros

Leve sua documentação com você, mas não se esqueça de ter uma cópia segura para o caso de perdê-la: você pode tirar fotocópias e guardá-las em local diferente dos originais, enviar um e-mail para você mesmo com as informações, deixar para um familiar com quem você possa entre em contato rapidamente …

Não planeje demais

Procure deixar espaço para a improvisação para ficar mais tempo no lugar que gostou ou sair antes do que não gostou.

Por que viajar sozinho

Pela liberdade que dá, porque quando você viaja sozinho você decide onde, quando e por quê. Você não precisa consultar ninguém o que vai fazer. Isso permite que você se conheça e lhe dá muita segurança pessoal porque você descobre peças de você que não conhecia e você percebe que só você é capaz do que propõe. Além disso, quando viaja sozinho você fica muito mais aberto e receptivo o que lhe permite conhecer novas pessoas.

Esse artigo foi desenvolvido em parceria com o blog Viajando com Você, um site cheio de conteúdos que vão te ajudar a fazer uma viagem sem complicações, além de apresentar lugares para você conhecer.