Argentina destaca novidades em destinos e oferece desconto em aéreo

Uma Argentina diferente. Essa foi a proposta do workshop realizado na manhã de hoje (23) pelo Instituto Nacional de Promoción Turística (Inprotur) para 110 agentes de viagens e operadores na capital paulista. “A ideia é apresentar novidades no país que aumentam as oportunidades de vendas para os profissionais”, disse Natalia Pisoni, coordenadora de mercado na Inprotur.

Presente ao evento, o cônsul argentino Luis Castillo, comemorou a chegada de 1,3 milhões de brasileiros ao país vizinho em 2018. Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS) foram os estados que mais cresceram – com aumento de 54,5% e 51,2%, respectivamente. Natalia credita a conquista ao trabalho feito junto às companhias aéreas para a criação de voos diretos para a Argentina.

O resultado manteve o Brasil no topo de emissores, mas ambos enxergam oportunidades para aumentar o fluxo entre as duas nações. A expectativa para 2019 é receber 1,4 milhões de brasileiros e, segundo Natalia, projeções parciais indicam a possibilidade de superar a meta. “A venda da temporada de inverno está muito boa”, adiantou.

Durante o evento, a Aerolíneas Argentinas anunciou uma promoção especial para os agentes de viagens, principal canal de vendas da companhia que responde por 80% das vendas no País. A aérea que oferece 95 voos semanais entre Brasil e Argentina, partindo de sete origens no País, oferece desconto de 15% nos bilhetes e parcelamento em 12 vezes sem juros nesta semana.

A companhia voa para 20 destinos internacionais em 12 países, além de 37 aeroportos domésticos nas 23 províncias argentinas que totalizam 340 voos diários. Ivan Blanco, gerente comercial da aérea, reforçou a possibilidade de fazer stopover em Buenos Aires, na ida ou na volta de roteiros para fora do continente.

NOVOS ARES

Para aguçar o interesse do trade, Paula Fariña fez um tour virtual de uma hora por todo o país hermano, destacando atrativos e destinos que estão começando a atrair a atenção dos brasileiros e outros que ainda são completamente desconhecidos por aqui.

A começar por Entre Ríos, destino que começou a se promover recentemente no Brasil. “Eles tiveram bons resultados durante a última edição da WTM Latin America e decidiram investir mais no mercado”, disse Natalia. De fato, os executivos que representam o destino comemoraram a participação no evento pela exposição da oferta local para toda a América Latina.

Sebástian Piloni, subsecretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Turístico, e Alejandro Richardet, diretor geral de Planejamento, Gestão Turística e Fomento aos Investimentos, contaram que os brasileiros já visitam Entre Ríos, com foco exclusivamente na prática de pesca esportiva. A ideia agora é aumentar o leque de opções por meio de negociações com o trade brasileiro.

Motivos não faltam, já que a região no norte argentino é considerada a capital nacional do turismo termal, com 15 opções diferentes de parques que atendem a toda a família. Outro destaque é a produção de vinhos, retomada há 15 anos depois de oito décadas de proibição governamental.

Ainda “subaproveitada” pelo brasileiro, Vila la Angostura é um autêntico vilarejo alpino que fica a apenas 50 minutos de Bariloche e exibe um tripé de diferenciais que justificam a estada: a cidade é menor, mais exclusiva e tem arquitetura mais conservada. Uma das premissas do destino é evitar práticas que massifiquem o turismo. “Temos quatro mil leitos hoteleiros que, adicionados à oferta de casas de aluguel, chega à capacidade máxima de receber nove mil visitantes”, informou Pablo Bruni, secretário de turismo de Villa La Angostura.

Ele conta que o fluxo de brasileiros começou há cerca de dez anos, para excursões de um dia. “Notamos que o número vem crescendo a cada ano e que agora eles passaram a pernoitar. Especialmente entre Natal e Ano Novo”, disse o gestor da cidade de 100 mil habitantes.

Também foram destacados os Esteros de Iberá, atrativo natural semelhante ao Pantanal brasileiro, na região de Iguazu; as estâncias jesuíticas em Córdoba; as peñas folclóricas e o legado da colonização espanhola que estão preservados em Salta, Tucumán e Jujuy; as opções de roadtrips pelos cinco mil quilômetros da Rota 40; a paisagem incrível de Talampaya; o turismo de observação de baleias na Península Valdés e muito mais.

PELO BRASIL

O treinamento já foi realizado em Salvador (BA), em março, e será repetido amanhã (24/4) em Curitiba (PR). O cronograma inclui ainda Porto Alegre (25/4), Belo Horizonte (7/5), Brasília (8/5) e Goiânia (9/5).

 

O post Argentina destaca novidades em destinos e oferece desconto em aéreo apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.