A dica no OBA Gastronomia de hoje vem de minha querida amiga Karoline Nogueira. Uma ótima chance de unir o útil ao agradável. Aproveitar este evento cheio de significados e conhecer um dos cantinhos mais bonitos do Brasil. Vale a pena!
Situada no Cacatu, distrito do Município de Antonina, a primeira Colônia Japonesa no Paraná, tem uma rica história para contar.
Iniciada em 1917 pelos irmãos Jingoro e Massaku Hara e Mokishi Yassumoto, e logo em seguida pelo casal Tokio e Yoshie Ito, sintetiza a força da tradição familiar japonesa e da cultura baseada no trabalho e no respeito.
Depois de serem obrigados a abandonar a região, por causa da Segunda Guerra Mundial e das medidas restritivas imposta pelo governo, recuperam suas terras pelas mãos do Sr Yoshie Ito, para serem vendidas novamente, e por fim, no ano de 2000, recompradas por sua neta Márcia Setsuko Ito, que dedica-se a manter viva a memória e a cultura japonesa e ao agronegócio.
Em meio à Mata Atlântica, com vista para o Pico Paraná, os descendentes cultivam um imenso sentimento de gratidão aos seus antepassados, às suas lutas e vitórias e homenageiam, em cerimônia pública, no Mercado Municipal de Antonina a Comunidade Japonesa do Paraná.
Um evento bacana assim é a oportunidade perfeita de passar umas horas na linda Antonina. Quem sabe não dê tempo de visitar Cacatu e suas belezas, como podem ver nos cliques da Karoline.
Conheçam o Site da Karoline Nogueira: Jardim e Livro
O post Antonina celebra Migração Japonesa apareceu primeiro em Oba Gastronomia.