Aeroporto Afonso Pena

O aeroporto Afonso Pena foi um dos prédios elaborados através de influências no estilo clássico eclético, em 1940. Essas eram as principais características durante 1 ano, quando o prédio era utilizado como base militar dos Estados Unidos.

Dentre elas podemos destacar o estilo americano em sua pista cruzada, que ainda existe nos dias de hoje. Com o fim do conflito da Segunda Guerra Mundial em 1946, a base militar passou a ser usada como aeroporto comercial.

Algumas partes do prédio foram também inspiradas no aeroporto de Berlim, de lá os projetistas aplicaram essa forma em vários projetos inclusive em Curitiba. Uma pena perder vários detalhes e parte da história do aeroporto quando foi demolido e reformado.

Informações sobre o aeroporto Afonso Pena

O aeroporto Afonso Pena conta com um Complexo Aeroportuário:

  • Sítio Aeroportuário: Área de 5.236.043 m²;
  • Dimensões da Pista: 2.215 x 45 m;
  • Capacidade de Passageiros no Ano: 7,8 milhões*;

*Com a reforma e o novo projeto o aeroporto vai passar à receber 14,6 milhões de passageiros por ano.

Como chegar ao aeroporto Afonso Pena

Localização do aeroporto Afonso Pena:

  • Rocha Pombo, 2730 – Águas Belas – São José dos Pinhais – PR
    CEP: 83010-900;

– Fica a 18 km de distância do centro da cidade de Curitiba/PR;

 

Telefone no aeroporto Afonso Pena

O Aeroporto contém dois telefones para contato, sendo:

  • Fone: (41) 3381-1515;
  • Fax: (41) 3381-1127.

Estacionamento aeroporto Afonso Pena

Podemos contar com vários estacionamentos, inclusive o interno do aeroporto Afonso Pena.

  • Estacionamento Interno do Aeroporto Afonso Pena – O Aeroporto Internacional Afonso Pena possui um estacionamento interno operando 24 horas por dia com 1.806 vagas gerais para automóveis, 196 vagas para idosos e pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, quatro vagas para micro-ônibus e 196 vagas para motos.

Capacidade: 1.806 veículos

  • VS Parking – Estacionamento próximo ao aeroporto de Curitiba, com translado 24 horas.

Lojas no aeroporto Afonso Pena

Fizemos uma seleção de todas as lojas que o aeroporto Afonso Pena possui, caso você tenha uma emergência ou apenas queira esperar entre uma escala e outra.

  • Drogarias – Farmácia Multifarma;
  • Presentes e Souvenires – O Boticário, Chama da Amazônia, Leve Curitiba, Provopar-Arte Nossa, Régis Presentes, A Rendeira Artesanatos, Ótica Visorama, Bijuplace bijouterias, Cavezzale, La Selva.

Serviços do Aeroporto Afonso Pena

Podemos contar com alguns serviços do aeroporto Afonso Pena, como:

  1. Balcões de informações turísticas sobre a cidade de Curitiba;
  2. Cabeleireiro masculino e feminino;
  3. Salão de Beleza Vera´s Hair, específico para mulheres;
  4. Casa Lotérica;
  5. Loterias Afonso Pena;
  6. Serviço de proteção de bagagem, Protec Bag;
  7. Transfers para o Aeroporto de Curitiba;

Uma excelente escolha para seu transporte é contratar o serviço de transfer, empresas que fazem o transporte de passageiros entre Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena. Uma alternativa ótima quando o caso é de grupo de pessoas, o serviço realizado é como um táxi ou Uber, onde desembarca os passageiros no local de destino.

Restaurantes do Aeroporto Afonso Pena

O aeroporto Afonso Pena conta com restaurantes e lanchonetes para o caso de uma longa espera de uma escala para outra. Ele contém:

  • Restaurante Aeroporto (principal);
  • Shop Tem – lanchonete popular;
  • Lanchonete Jatinho;
  • Bar Embarque;
  • Casa do Pão de Queijo;
  • Bomboniere Doce & Doce;
  • MacDonald’s Sorvetes;
  • The Nutty Bavarian;
  • Bomboniere Delícias & Cia (quiosque).

Pontos importantes

O aeroporto Afonso Pena conta com alguns pontos em relação às companhias aéreas que são importantes serem esclarecidos no caso de dúvidas, como:

– A companhia aérea e seus representantes são os responsáveis em oferecer todas as informações aos passageiros em relação às condições do transporte, no momento de aquisição da passagem. Caso haja alguma alteração, a companhia aérea vai esclarecer o que for preciso para que fiquem tudo resolvido.

– Caso seu voo esteja atrasado ou fora do horário programado, à parte administrativa do aeroporto será acionado, fazendo com que a administração da companhia aérea avise com antecedência o passageiro, para que ele não vá até o aeroporto em vão.

– A companhia aérea, através de funcionários responsáveis por fiscalizar o tráfego aéreo, deve manter toda a informação precisa sobre o fluxo dos aviões, horários precisos de decolagem e partida, atrasos, cancelamentos, da mesma maneira que qualquer alteração traga como resultado uma alteração de sua malha e interfira nos voos.

– O aeroporto conta com representantes que comunicam sobre alterações de voos, com avisos visuais e sonoros para que seja atento ao que esteja acontecendo no decorrer do dia.

Atendimento

Se o passageiro tiver algum tipo de reclamação sobre o atendimento que foi oferecido pelo aeroporto ou pelas companhias aéreas, deve imediatamente ir até um fiscal da ANAC (Aviação Nacional Civil), na área de seções de Aviação Civil (SAC) e preencher um RO (Registro de Ocorrência);

Se o passageiro tiver reclamações em relação ao que foi prestado pela própria ANAC, deve entrar em contato com a Ouvidoria do órgão, através do telefone (61) 3905-2645 ou pelo e-mailouvidoria@anac.gov.br.

As Seções de Aviação Civil (SAC) representam a garantia dos seus direitos.

O post Aeroporto Afonso Pena apareceu primeiro em Indenizar.