9 Passos para planejar uma viagem ao exterior

Posted On By leticia
viagem exterior

Fazer uma viagem ao exterior é ótimo! Porém, para que tudo saia dentro do previsto e sem grandes transtornos, é essencial que você se planeje.

Afinal de contas, há diversas coisas para lidar, comprar e reservar quando se trata de uma viagem para fora do país.

Portanto, se você quer saber como planejar a sua viagem ao exterior sem complicações, você veio ao lugar certo, pois neste artigo nós iremos te apresentar os 9 passos essenciais para isso. Veja!

Viagem ao exterior: 9 passos para planejá-la

1. Orçamento e análise de custos

Como você sabe, fazer uma viagem ao exterior não é algo muito barato e, tratando-se de destinos onde a moeda é a libra, o euro ou o dólar, por exemplo, os gastos são ainda mais elevados já que nossa moeda é pouco valorizada.

Por isso, o primeiro passo para planejar a sua viagem ao exterior é se atentar ao orçamento que você tem disponível.

Nada de viajar para voltar com dívidas e no vermelho, hein?

Além disso, não deixe de fazer uma boa análise de custos para ter uma noção aproximada de quanto você precisará investir em sua viagem.

Tenha em mente que você gastará dinheiro com passagens, hospedagem, seguro viagem, transporte, alimentação, atrações, passeios, compras, etc.

Portanto, com antecedência, vá pesquisando os valores destes itens e anotando-os, por exemplo, uma planilha.

Coloque, em média, quanto você irá gastar por dia com alimentação e transporte, quais os preços de bilhetes e ingressos e assim por diante.

Tenha organização e controle em relação ao seu dinheiro, ok?

2. Pesquisas e mais pesquisas 

Se você quer aproveitar ao máximo o destino, conhecer lugares e atrações incríveis, ter experiências memoráveis e não cometer erros/gafes, é de suma importância que você faça várias pesquisas na internet antes de viajar.

Saiba mais sobre o país, sobre a cultura, as leis, os costumes, os hábitos, as curiosidades, etc. 

Mergulhe, de fato, no destino e assim a sua viagem ao exterior será inesquecível.

3. Documentação

Viajar para fora do país envolve certas burocracias (e com razão), sendo que uma das principais refere-se à documentação.

Portanto, para entrar em um destino no exterior (exceto em países da América do Sul), você precisará de um passaporte válido, caso contrário, será barrado.

Além disso, há países que pedem o Visto de turistas e/ou o Certificado Internacional de Vacinação. Por isso, dependendo do seu destino, você terá que providenciá-los também.

Aliás, por conta da pandemia de Covid-19, é bem provável que a maioria dos países comece a exigir o comprovante de vacinação por parte dos viajantes. Então, esteja atento a isso.

4. Passagem aérea

Sem a documentação necessária e a passagem aérea, você não embarca. Portanto, outro passo ao planejar a sua viagem ao exterior, é comprar a passagem!

A dica aqui é começar a pesquisar com antecedência e utilizar sites/aplicativos que avisam sobre ofertas, promoções e descontos.

Dessa forma, você terá mais chances de pagar um bom preço em sua passagem!

5. Hospedagem

Você já sabe onde ficará hospedado quando estiver no destino? Será em um hotel? Em uma casa alugada? Em um apartamento? Em um Airbnb? Ou você ainda não resolveu isso?

Ao fazer o seu planejamento, pense no assunto. Avalie as opções e escolha aquela que seja melhor para você. 

De repente um hotel fica caro, mas alugar uma casa não. Ou, às vezes, as vantagens e comodidades de um hotel são mais interessantes para você do que ficar em outro lugar.

Cada pessoa tem um perfil. Faça uma escolha pensando no seu!

6. Reservas

Aqui temos um outro passo importante e que nem todos os viajantes se atentam.

Fazer reservas antes de viajar é algo fundamental. E sabe por quê? Porque dependendo do destino, há muita busca e concorrência por parte de outros turistas.

E, como consequência disso, às vezes é difícil encontrar uma boa hospedagem ou comprar ingressos/bilhetes para um passeio, ou atração. Eles esgotam rápido ou são limitados.

Por isso, o que for possível garantir com antecedência, garanta! 

Além disso, uma outra dica para este tópico, caso você queira ir com seu carro no dia da viagem até o aeroporto, é reservar uma vaga em um estacionamento perto aeroporto Guarulhos, se você for de São Paulo.

Assim, você viajará tranquilo, pois seu veículo estará em um local seguro.

7. Troca de moedas

Como comentamos no início do artigo, o real não é uma moeda tão valorizada e, por isso, você precisará trocá-la pela moeda utilizada no país que você irá.

E para isso, é importante que você vá acompanhando o câmbio com uma certa antecedência e trocando a moeda gradativamente, pois assim você tem mais chances de conseguir um bom preço médio.

Além disso, não leve apenas dinheiro em espécie, ok? Se acontecer algum problema, você precisa de pelo menos um outro meio para realizar pagamentos.

Por isso, considere o uso de um cartão pré-pago internacional ou de um cartão de crédito.

8. Bagagem

Muitas pessoas quando vão fazer uma viagem ao exterior erram ao montar a bagagem.

E sabe por quê? Porque levam roupas, acessórios e itens além do necessário!

A principal dica aqui é: pesquise sobre o clima do local alguns dias antes de viajar.

Dessa forma, você o terá como base para fazer suas escolhas.

Se estiver calor, leve roupas que combinem com esse clima e, se estiver frio, o mesmo.

Não tem porque levar, por exemplo, várias blusas, toucas e casacos, se o clima do país estiver quente, com sol todos os dias.

Seja objetivo e estratégico ao montar a sua bagagem. Inclusive, isso a deixará mais leve e com mais espaço para as tradicionais “comprinhas da volta”.

9. Roteiro

Por fim, mas não menos importante, não esqueça de elaborar um roteiro para a sua viagem ao exterior, ok?

Assim, você saberá onde tem que ir e quando tem que ir. Isso é fundamental para você se guiar, conseguir aproveitar o destino ao máximo e manter a organização em sua viagem!