Planejando viagem ao exterior

7 Coisas Básicas Que Você Precisa Fazer Antes de Uma Viagem Para o Exterior

Tenha em mente o seguinte: uma boa viagem é o resultado de um bom planejamento. Isso se aplica a qualquer viagem que você faça, especialmente quando você está indo para um país estrangeiro. 

E, além do planejamento que qualquer viagem exige – hospedagem, restaurantes, atividades etc. – as viagens internacionais exigem etapas e pesquisas extras para garantir uma experiência sem estresse. 

Felizmente, neste artigo você irá conferir as coisas mais importantes para se fazer antes de viajar e que te ajudarão a tornar sua próxima viagem para fora do Brasil um sucesso!

1) Verifique seu passaporte e solicite o visto (se necessário)

Embora não seja necessário memorizar a data de validade do seu passaporte, é melhor dar uma olhada nele – e verificar se você sabe onde o seu passaporte está armazenado – antes de fazer planos de viagem internacionais. 

De um modo geral, seu passaporte precisa ser válido por pelo menos seis meses após a entrada em um país estrangeiro.Se a data de vencimento estiver próxima, você precisará renovar seu passaporte antes de sua próxima viagem ao exterior.

E embora não seja um requisito universal, são necessários vistos de turista para visitar muitas nações ao redor do mundo, e o processo de solicitação varia muito de país para país. 

É importante observar que a solicitação de um visto pode ser cara e bastante demorada, por isso é melhor resolver essa questão o mais rápido possível.

2) Faça cópias do seu passaporte e dos seus documentos

Se o seu passaporte for roubado ou você perder algum de seus documentos enquanto viaja, você quer ter certeza de que ainda pode voltar ao seu país e provar sua nacionalidade, não é verdade? Por isso, tenha cópias de todos seus documentos, tanto fisicamente, quanto em ambiente digital, como em um e-mail, por exemplo.

3) Atente-se a questões de vacinação e medicamentos

Dependendo de onde você está indo, pode ser necessário tomar vacinas ou medicamentos especiais como precaução contra várias doenças. Além disso, se você costuma tomar algum medicamento prescrito, certifique-se de ter o suficiente para cobrir a duração de suas viagens,

4) Verifique o clima do destino no período que você vai viajar

Com o avanço das tecnologias, agora você pode ver a previsão com pelo menos 10 dias de antecedência. Sendo assim, faça isso e possivelmente você não terá problemas para fazer as malas para a sua viagem.

Dessa forma, você pode decidir se serão necessárias roupas mais frescas, como regatas e shorts, ou agasalhos, blusas e luvas.

5) Verifique suas reservas

Planejar com antecedência é quase sempre uma boa ideia, especialmente se você estiver viajando na alta temporada. 

Por isso, faça reservas para acomodações, principais atrações, restaurantes populares e também se você mora em São Paulo, é importante reservar uma vaga em um estacionamento próximo aeroporto Guarulhos para deixar seu carro enquanto viaja.

E claro, assim como o passaporte e seus documentos faça cópias impressas das suas reservas, confirmações e bilhetes à sua lista de verificação de viagens ao exterior. Isso tornará sua vida muito mais fácil quando você chegar ao seu destino, especialmente se você pagou por algo antecipadamente.

6) Contrate um seguro viagem

Primeiro, verifique se o seu cartão de crédito já vêm com seguro de viagem. Caso contrário, você deve comprar um. Certifique-se de que o seguro cobre despesas médicas e jurídicas, roubo e roubo, bagagem perdida e voos perdidos ou cancelados.

7) Estude o destino

Ter alguma fonte de conhecimento sobre seu destino é essencial (internet, aplicativos, livros…). Sendo assim, leia sobre a região para a qual você está viajando com antecedência para obter informações importantes, como taxas de câmbio, frases úteis, normas de gorjeta, roupas mais apropriadas e costumes. 

É melhor estar preparado para não cair em uma situação comprometedora, não é