Os países da América do Sul possuem uma culinária rica, cheia de cores e sabores. Uma verdadeira delícia! E o melhor? Tem para todos os gostos. Ou seja, um ou outro prato irá te agradar, pode ter certeza!

Além disso, como estes países estão no mesmo continente que o nosso, nem é preciso ir tão longe para provar esses pratos no local de origem. Nada mal, não é mesmo?

É claro que aqui no Brasil também existem ótimas opções de restaurantes para você saborear essas culinárias sem precisar necessariamente sair do país. 

Basta fazer uma boa pesquisa na internet e analisar o que as pessoas estão comentando sobre o restaurante. Dessa forma, já é um ótimo jeito de você ter um parâmetro se vale ou não a pena. 

E bom, pensando nesse assunto de culinária sul-americana, nós separamos neste artigo os principais pratos típicos dos países que estão em nosso continente e que você precisa conhecer e claro, experimentar em algum momento da sua vida.

Prepare-se: é hora de ficar com água na boca!

Pratos típicos de países sul-americanos

Arepa Rellena – Colômbia e Venezuela

Não só de um país, mas de dois! O Arepa Rellena é um prato típico da Colômbia e da Venezuela, que consiste em uma massa de farinha de milho, achatada e em formato circular (parecida com um pão), podendo ser recheada com diversos sabores, tais como frango, carne, ovo, banana, entre outros.

Inclusive, este prato faz tanto sucesso na Venezuela que há alguns anos ele era encontrado nos McDonald’s do país. 

Você já imaginou ter algum prato desse tipo nos McDonald’s aqui do Brasil? 

Bolón de verde – Equador

Talvez um dos pratos mais diferentes dessa lista é o Bolón de Verde. Isso porque tal iguaria é feita com bananas maduras (ou ainda verdes) que são amassadas e transformadas em bolas (por isso o nome “bolón”).

Mas calma, o prato não é só isso. Depois de ficarem em um formato circular (geralmente do tamanho de uma bola de tênis, ou seja, não são pequenas), elas são recheadas, por exemplo, com carne seca, queijo ou chouriço, e então são fritas.

Ceviche – Peru

A comida peruana é uma delícia e o principal prato típico deste país é o Ceviche! Basicamente ele é formado por pequenos pedaços de peixe cru cortado, marinado em alguma fruta cítrica ou suco de limão.

E não para por aí, ele também é temperado com cebolas roxas, pimenta e coentro. Além disso, você também pode encontrá-lo em opções feitas com lagosta, camarão e lagosta.

É, com certeza, uma explosão de sabores realmente deliciosa e que você precisa provar quando tiver oportunidade.

Chivito – Uruguai

Se você gosta de um “x-tudo”, com certeza irá gostar do Chivito. Afinal de contas, ele nada mais é do que um sanduíche de carne com bacon, queijo, ovo, maionese, tomate, alface, presunto e alguns molhos. 

Além do mais, geralmente vem em um prato acompanhado de salada ou batatas fritas. Bem parecido com “combos” aqui do nosso país.

A principal diferença comparada com o Brasil é que ao invés de ter uma carne de hambúrguer, um bife que é colocado neste prato típico uruguaio.

É unanimidade nas ruas do país.

Empanada – Argentina e Chile

Típicas em bares e lanchonetes da Argentina e do Chile, as empanadas são realmente deliciosas! 

Basicamente a empanada é uma massa (que pode ser frita ou assada) e que possui diversos tipos de recheios, tanto doces quanto salgados. O mais tradicional é o de carne, contudo, há opções com frango, cebola, milho e muito mais!

Vale a pena experimentar pelo menos uma frita e uma assada. As duas são muito boas e você não irá se arrepender quando comer.

Pastel de choclo – Chile

Se você for algum dia para o Chile, você precisa provar o pastel de choclo que, apesar do nome, não é um tipo de pastel e sim uma torta com recheio de frango, carne, ovo cozido, cebola e azeitonas, feita com uma massa de milho.

Tem a aparência semelhante ao escondidinho que conhecemos aqui no Brasil.

Lista bônus

A culinária sul-americana é bastante rica e variada, e neste artigo nós separamos apenas os principais pratos típicos de seis países.

Contudo, há muito mais para você experimentar em cada país sul-americano. Por isso, fizemos uma lista bônus com outros pratos realmente deliciosos que você precisa provar pelo menos uma vez na vida:

  • Bandeja Paisa – Colômbia;
  • Cachapa – Venezuela;
  • Cayeye – Colômbia;
  • Chacarero – Chile;
  • Chipa – Paraguai;
  • Choripan – Argentina;
  • Olluquito con Charqui – Peru;
  • Parrilla – Argentina e Uruguai.
  • Pepper pot – Guiana;
  • Saltenha – Bolívia;
  • Sopa de maní – Bolívia;
  • Sanduíche de chancho – Equador;
  • Tacacho – Peru;
  • Tamal – Colômbia.

E então, agora conte para a gente, qual prato típico mais te interessou? Você já provou algum deles? Conte a sua experiência abaixo nos comentários, assim, mais pessoas saberão sobre eles e se realmente valem a pena!