Nesta sexta-feira (29), Curitiba completa 326 anos. Nos últimos anos, a cidade tem se destacado pelo seu apelo turístico e gastronômico. Além disso, são inúmeros parques e pontos turísticos, que conseguem fazer os visitantes se sentirem em casa, conectando-os a cultura do destino.

A capital paranaense conta com a Linha Turismo, ônibus que roda por diversos pontos da cidade. Ele opera diariamente, com saída na Praça Tiradentes, no centro da cidade. Para os mais independentes, há o sistema de transporte coletivo, com quantidade de táxis e com serviços de mobilidade urbana com carros particulares.


LEIA MAIS:
+ Turismo de negócios tem início de ano positivo em Curitiba (PR)
+ BWT Operadora capacita agentes de viagens de Curitiba sobre Miami
+ Azul terá rotas Recife-Paulo Afonso e Curitiba-Lages em maio

Entre os locais de maior visitação da capital paranaense está a Ópera de Arame, que foi inaugurada em 1992. Em meio a lagos, vegetações típicas e cascatas, faz parte do Parque das Pedreiras juntamente com a Pedreira Paulo Leminski.

Outro destaque é o museu Oscar Niemeyer, mais conhecidos como Mon. Ele é considerado um dos maiores museus da América Latina e seu acervo abriga mais de 2,2 mil obras de artistas reconhecidos tanto nacionalmente quanto internacionalmente. O local foi projetado por Oscar Niemeyer, onde a forma do anexo conferiu ao Mon o apelido do Museu do Olho.

Museu Oscar Niemeyer. Foto:Cesar Brustolin/SMCS (arquivo)

Os parques curitibanos são uma atração à parte no roteiro de lazer. O Jardim Botânico é um dos lugares mais conhecidos. Inspirados nos jardins franceses, o local conta com uma estufa com flores e plantas nativas, além de belos corredores, com espaço piqueniques e reuniões.

Além disso, o Parque Barigui é outro ponto de encontro curitibano, que atrai os amantes de esportes ao ar livre. O ponto possui uma área verde grande, além de um centro de convenções, restaurantes e bares. Já o Parque Tanguá conta com pôr-do-sol considerado um dos mais bonitos da cidade e tem duas pedreiras unidas por um túnel, que pode ser atravessado a pé por uma passarela sobre a água.

Já os turistas que buscam um pouco de agitação, a Avenida Vicente, o Shopping Hauer e a Rua Trajano Reis se tornam ótimas opções. Ali, os curitibanos e turistas se reúnem na rua para saborear os mais variados preparos gastronômicos e chopes artesanais da região. Nos endereços, destaque para unidades do Whatafuck Hamburgueria e do Sirène, além de outros complexos gastronômicos.

Por fim, em meio a agitação do centro, os turistas podem encontrar na Rua 24 Horas, um lugar para se alimentar e conhecer mais um ponto turístico tipicamente curitibano. Lá é possível encontrar sabores variados e realizar todas as refeições durante o dia.

Para comemorar, neste fim de semana de aniversário, entre os dias 29 e 31 de março, a 99 dará descontos de 50% nas corridas para pontos turísticos selecionados. São eles: Ópera de Arame, Parque Barigui, Santa Felicidade, Museu Oscar Niemeyer, Jardim Botânico, Torre Panorâmica, XV de Novembro, Bosque Alemão, Passeio Público e Largo da Ordem. Na volta, o benefício é ainda maior e o cliente conta com uma corrida de graça.


LEIA TAMBÉM:
- BWT Operadora e American Airlines capacitam agentes de Curitiba (PR)
- Curitiba CVB tem nova diretoria; Paulo Iglesias é o novo presidente
- Curitiba tem aumento de 42% no calendário de eventos do primeiro semestre

O post 326 anos de Curitiba: conheça os principais pontos da capital apareceu primeiro em Brasilturis Jornal – Tudo sobre o mercado de turismo no Brasil.